Livros

Todo discípulo precisa ser discípulo

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.” João 8:31

Existe uma condição para ser discípulo de Jesus. Essa condição exige um viver permanente na Palavra de Deus. Para ser discípulo, precisamos viver de acordo com a Palavra. O discípulo de Cristo precisa ter a vida pautada e baseada na Palavra de Deus; precisamos, de fato, nos preocupar com isso. Jesus preparou os doze discípulos para serem seus representantes aqui na terra. Ele iria subir para o Pai e precisava de pessoas aqui trabalhando pelo evangelho, salvando vidas e fazendo discípulos em seu nome. Essas pessoas precisavam ser fiéis aos ensinamentos de Jesus e ter uma vida irrepreensível. Jesus sabia que elas não estariam livres do pecado e que não seriam perfeitas, mas precisavam buscar continuamente, a cada dia, ser mais parecidas com Cristo. As pessoas precisam enxergar Cristo em nós. Não há como fazer discípulos se nós não formos submissos a Cristo e às suas vontades. Se não parecermos com Ele, faremos discípulos para qualquer outra pessoa, mas não para Cristo.

Ser discípulo não é mostrar que somos mais santos que os outros, não é ser superior e nem ser mais espiritual. Há pessoas que fazem questão de mostrar que são mais santas, e isso cria barreiras nos relacionamentos. Jesus, quando estava aqui na terra, ensinou aos seus discípulos a terem muito amor e compaixão. Ele teve muita paciência com eles, mostrou que precisamos ser humildes, olhar a necessidade do próximo, sentir a dor do outro e estender as mãos.

Para ser discípulo de Cristo, precisamos nos entregar. Jesus, certa vez, disse: “E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.” Lucas 9:23-24. A primeira questão é: se alguém quiser? É uma pergunta. Essa pergunta deve estar em nosso pensamento: será que eu quero ser discípulo Dele? Para ser seu discípulo, devemos negar-nos a nós mesmos. Precisamos deixar de lado nossas manias e tudo aquilo que em nós não serve e não agrada a Deus. Queremos ser discípulos de Cristo, mas não queremos mudar. Estamos tentando associar o mundo com o evangelho, e isso é impossível. Nunca a igreja pareceu tanto com o mundo como nos dias de hoje. Isso não é negar-se a si mesmo. Precisamos fazer o que agrada ao nosso Deus. É necessário fazer aquilo que a Bíblia nos chama a atenção para fazer e não nossas vontades. Será mesmo que estamos dispostos a negar-nos?

O segundo passo é tomar a cruz. A cruz é justamente morrer pelo evangelho; são nossas dificuldades de servir a Cristo. Essa cruz tem que ser tomada a cada dia. É uma luta diária com a nossa carne. A cruz foi feita sob medida para cada um de nós. Não existe a desculpa de que ela está pesada demais. Deus não é injusto para pôr um peso que não podemos suportar.

Depois de ter feito isto, podemos seguir a Cristo. Precisamos aprender a ser submissos ao evangelho de Cristo. Caso contrário, de forma nenhuma seremos seus discípulos. Ser discípulo é lutar constantemente com nossas próprias vontades e procurar de toda forma agradar ao nosso mestre Jesus.

Servimos a Cristo muito bem enquanto não temos dificuldades, mas, quando passamos por momentos difíceis, logo começamos a reclamar e não aceitamos as provações e dificuldades que surgem ao nosso redor. Dizemos que estamos dispostos a seguir a Cristo, mas não queremos suportar as tribulações da vida. Hoje muitos estão pensando que o evangelho é para viver bem e ter bênçãos materiais, parar de sofrer e ter vida próspera. Não tem problema prosperar e ser abençoado, mas vamos encontrar muitas dificuldades no caminho, e essas dificuldades são normais para quem segue a Cristo. Ele deixou muito claro para nós em João 16:33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Ele venceu. Por esse motivo, por Ele ter vencido, nós temos paz. Essa paz só temos nele. Temos aflições também, mas não podemos ficar desanimados, pois Cristo venceu. Ele venceu por nós, para nos dar esperança de vida eterna, para nos salvar deste mundo.

Precisamos olhar para Jesus, ver suas atitudes e então fazer o máximo para nos parecer com Ele. Que possamos ler os evangelhos buscando moldar nossa vida de modo que sejamos discípulos de Cristo.

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

Você receberá mensagens direto em seu e-mail. Mande um e-mail para nos solicitando. sigaelejesus@gmai.com

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.