Livros

A formação de um discípulo

Jesus ordenou: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28.19-20

O que é ser discípulo? Segundo o dicionário Aurélio, discípulo é: Quem recebe disciplina ou instrução de outra pessoa; aluno. Quem segue as ideias ou imita os exemplos de outro; pessoa que adota uma doutrina, filosofia, ideal: Aquele que dá continuidade ao trabalho de outra pessoa.

Jesus se preocupou em fazer discípulos

Jesus, em sua caminhada na Terra, cumprindo o seu ministério, ensinou as multidões, foram aproximadamente três anos de dedicação ao ensino, ensinando tudo que era necessário. Ele ensinou muitas coisas, porém, dedicou-se mais a um grupo reduzido de pessoas. Existiam sempre pessoas ao seu redor, porém, a sua principal meta era ensinar doze pessoas, essas pessoas seriam o futuro da igreja dele, elas estavam mais perto, eram mais íntimas, aprendiam mais do que os outros, conheciam mais a Jesus do que os outros. Assim, Jesus fez seus discípulos, os fortaleceu e preparou para tudo que iria acontecer e, assim, ao longo dos tempos foi acontecendo, pessoas fazendo discípulos para Cristo. Porém, percebemos que nem todos os que estão na igreja pensam dessa forma, muitos nem se preocupam com os outros, vivem sua vida normalmente, frequentam os cultos, vão para suas casas e a vida segue normal. Até evangelizam, falam de Jesus para as pessoas, mas não se preocupam em ensinar, caminhar junto, dedicar-se a essa pessoa para que ela cresça no reino de Deus. Há muitos casos de pessoas que chamam outras para a igreja e, depois disso, a pessoa convidada fica na igreja sozinha, tendo que sobreviver como nova convertida, sem conhecimento nenhum e, por aí, muitas não permanecem na igreja, porque não foram cuidadas.

Fazer discípulos é uma ordem

A ordem de Jesus é fazer discípulos e fazer discípulos exige dedicação, preocupação, ensinamento, dar exemplo, caminhar junto. Dá trabalho, porém, um discípulo bem formado dificilmente sairá da igreja por qualquer motivo. Veja um trecho do versículo: “ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.” É necessário passar os ensinamentos de Jesus, sabemos que a pessoa vai participar dos cultos, escolas bíblicas, vai ter acesso a pessoas da igreja, mas isso não é suficiente, é necessário ter alguém ao lado, as pessoas precisam de Jesus, mas também precisam de um ser humano ao lado delas. Quando fazemos assim, essa pessoa vai aprender e também vai fazer discípulos.

Sua forma de ver as pessoas deve mudar

Agora você precisa olhar as pessoas de maneira diferente, precisa começar a discipular alguém. Existem pessoas que estão dentro da igreja e precisam ser discipuladas, como também os que estão fora da igreja. Essa pessoa, na qual você irá discipular, não precisa saber que você está discipulando, basta você começar um relacionamento com ela, com o objetivo de fazer dela um discípulo para Cristo. O discípulo não vai se parecer com você, o objetivo é que ele se pareça com Cristo.

Pense: Sou eu um discípulo de Cristo?

Precisamos o tempo todo ser discipulados e fazer discípulos, portanto, peça ao Senhor em oração uma pessoa para que você possa começar a discipular, mas peça que Ele mesmo te mostre. Você vai acompanhar essa pessoa, conhecer, orar por ela, ajudar e ensinar. Você pode até ter mais de uma pessoa, mas certamente, não vai dar conta de muitas pessoas. A princípio, comece com essa visão e cumpra a ordem de Jesus, você vai ver como é bom e como você vai crescer com esse relacionamento. Peça também a Deus uma pessoa de confiança que tenha um bom testemunho, que seja de Deus, para te ajudar nessa caminhada, alguém que tenha condições de andar contigo e te aconselhar. Não ande sozinho, todos precisamos uns dos outros.

Agora pense comigo, como deve ser difícil para uma pessoa que não conhece a Deus, tente imaginar o que essa pessoa passa quando está com problemas. Nós, quando temos problemas e oramos, pedimos ajuda à igreja, pedimos a algum irmão e Deus sempre vem ao nosso socorro, pedimos porque conhecemos a Deus. Mas imagine uma pessoa que não conhece, como é difícil. Talvez você conheça alguém assim, que só precisa de uma amizade sincera, alguém para conversar, esse alguém pode ser você. Então prepare-se, Deus quer te usar para alcançar outras pessoas.

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

Você receberá mensagens direto em seu e-mail. Mande um e-mail para nos solicitando. sigaelejesus@gmai.com

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.