Livros

Morte de si mesmo

“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto.” João 12.24.

Para dar frutos, precisamos morrer; essa morte é de si mesmo. Precisamos matar o velho homem e o velho estilo de vida, aquele que só se importa consigo mesmo, que olha para o outro e só vê coisas ruins, não se importa com ninguém, tem dificuldade de se relacionar e de amar. Há pessoas que não se relacionam por medo de serem magoadas; muitas delas vão somente para os cultos e têm um ciclo bem resumido de amizades. Porém, o que Jesus ensina é totalmente contrário a isso: precisamos amar as pessoas, independentemente de receber algo em troca. Amar quem nos ama é muito fácil, mas o grande desafio é amar quem não nos ama. Muitos sentimentos precisam morrer; agora Cristo vive em nós. O apóstolo Paulo, escrevendo aos Gálatas, diz: ‘Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.’ (Gálatas 2.20). Percebemos aqui que Jesus morreu por nós, se entregou por muitos que o iriam ignorar, muitos que não queriam saber nem sequer ouvir o seu nome. Quando Jesus se entrega na cruz, ele se entrega por toda a humanidade, não somente por quem o amou, mas para todos. Não mais vivemos para nós; agora Cristo vive em nós. Se Cristo vive em nós, precisamos viver de acordo com a sua vontade, procurar parecer-nos com Ele, copiar suas atitudes e viver como Ele viveu.

Estamos preocupados com a administração da igreja, liderança e pessoas, esquecendo que a igreja é formada por pessoas. Elas são cheias de qualidades e defeitos, estão crescendo na fé e conhecendo a Cristo, vivendo um processo, e cada uma está em um estágio diferente. Cada pessoa tem seu ritmo, e somente Deus sabe o quanto cada uma cresce dia a dia. Você pode ter alcançado, da parte de Deus, um entendimento maior do que seu irmão em alguma área de sua vida, mas também tem deficiências em outras áreas. Assim somos todos nós.

Deus permite certos acontecimentos na igreja porque precisamos crescer juntos, aprender uns com os outros e exercitar nossa fé. O grande problema é que achamos que somos melhores que os outros, julgamos as pessoas pela aparência, ao invés de estender a mão para ajudar e tentar entender cada um. Fazemos diferente: ignoramos e criticamos. Será mesmo que somos melhores que os outros? Precisamos morrer para o egoísmo, para a soberba e para sentimentos que nos levam à exaltação pessoal. Precisamos olhar bem para o nosso espelho e refletir bastante em nós mesmos. Não se preocupe, Ele é o dono da igreja e ninguém melhor do que Ele sabe como administrar sua igreja. Só Ele conhece o coração de cada um, pois Ele habita dentro de cada um, só Ele é capaz de modificar as pessoas. Às vezes somos como crianças, não entendemos quase nada; crianças são imaturas e ainda não sabem lidar com a vida, precisam aprender muito. Paulo, escrevendo aos Coríntios, diz: “Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?” 1 Coríntios 3:2-3.

Não podemos mais nos comportar dessa forma. Quando é que vamos crescer? Por isso, como discípulos maduros, precisamos encarar os problemas da igreja e das pessoas com outro olhar. A melhor maneira de fazer isso é observando o que Deus está fazendo. Dessa forma, vamos entender muita coisa. Devemos parar um pouco para refletir, ficar em silêncio, vendo e ouvindo, pois Deus sempre tem algo para nos ensinar.

Precisamos permitir que Cristo modifique os nossos corações, matar o velho homem para que Ele viva em nós. A partir daí, começaremos a gerar frutos, porque só através da morte do meu eu consigo gerar novos frutos.

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: Sendo e Fazendo Discípulos...

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

Você receberá mensagens direto em seu e-mail. Mande um e-mail para nos solicitando. sigaelejesus@gmai.com

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.