Livros

Discípulo faz discípulos

A ordem de Jesus é bem clara: ‘Ide, fazei discípulos…’ Se eu sou discípulo, preciso fazer discípulos. Se a igreja de Cristo tivesse isso em mente e as pessoas parassem de pensar somente em si mesmas, cuidando mais uns dos outros, certamente o crescimento do evangelho seria muito maior. No entanto, poucos pensam assim; muitos acreditam que pregar é suficiente, mas poucos realmente fazem discípulos.

Vivemos em uma rotina de igreja onde participamos apenas de cultos e achamos que visitar pessoas, cuidar e ensinar é missão exclusiva do pastor. Muitas vezes, criticamos e dizemos: ‘A igreja não faz nada, por isso não cresce; essa liderança não evangeliza.’ No entanto, fica uma pergunta: A ordem de Jesus é para quem? Certamente é para cada um de nós individualmente.

Vamos imaginar que, durante um ano, cada crente se dedicasse ao cuidado de pelo menos uma pessoa. Essa pessoa que é cuidada não sairia da igreja com facilidade, pois estaria sendo acompanhada e cuidada. Agora, vamos imaginar cada crente fazendo o mesmo trabalho, cuidando de outros. Essa igreja cresceria 100%, com qualidade, e nossas congregações estariam cheias de crentes, sem parar de crescer.

O problema é que estamos acomodados, frequentando apenas os cultos, buscando bênçãos somente para nós mesmos. Muitas vezes, só pensamos em eventos. Quando um evento é um sucesso e a igreja está cheia, nos alegramos. No entanto, depois que o evento acaba, esquecemos daqueles visitantes. Muitas vezes, essas pessoas são esquecidas, e aguardamos o próximo evento, na esperança de que elas apareçam novamente e Jesus as alcance.

Pessoas precisam de pessoas. Sabemos que todos nós precisamos de Jesus, que Ele é a razão do nosso viver, é tudo para nós. Quando as pessoas chegam à igreja, além do toque do Espírito Santo, o que desejam é que alguém se aproxime e as ajude. Deus certamente fará a Sua parte; Ele abraçará e encherá o coração delas, devolvendo a vida e tudo o que precisam para se reanimar. No entanto, as pessoas também precisam de outros seres humanos ao seu lado para continuarem a caminhada. Se não fosse assim, Jesus não nos teria dado essa ordem.

Aprendemos com Jesus, mas muitas vezes paramos por aí. Esquecemos nossa missão e acabamos vivendo nossa própria vida. Precisamos cuidar uns dos outros. Jesus está nos ensinando o tempo todo. Ele prometeu estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Ele não vai parar de investir em nós. Se somos discípulos e aprendemos com Ele, temos a obrigação de fazer o mesmo pelos outros. A igreja de Cristo precisa viver o amor de maneira mais intensa, olhar mais para o próximo, ajudar mais e se envolver mais. Precisamos chorar com os que choram. É assim que o corpo de Cristo funciona. Sem essas atitudes, não estamos fazendo a vontade de Deus. Precisamos estar atentos a isso.

Tenha cuidado! Não há condições de sair por aí fazendo muitos discípulos, você não vai conseguir cuidar de muito gente, não tem como fazer dessa forma, comece com uma pessoa, não é que você vai somente cuidar de um e se aparecer outro você vai rejeitar, mas a princípio, mantenha o foco maior numa pessoa e depois você vai desenvolvendo aos poucos e trabalhando com outras, porém, tenha sempre em mente que ninguém consegue cuidar de muitas pessoas. Grande multidão seguia a Jesus porém seu foco maior eram os doze discípulos, esses ele ensinava mais, andava o maior tempo com eles, tinha uma dedicação maior com eles. Certamente doze pessoas para você é muita gente, temos a nossa vida e nossa família, o importante é primeiramente você começar, depois que você pegar o jeito as coisas vão fluindo.

Talvez você esteja preocupado em como fazer isso, te dou uma dica, estude a vida de Jesus, o que ele fez, como tratou as pessoas, leia os evangelhos, lá você vai encontrar a forma correta de como cuidar das pessoas, leia pedindo a Deus essa visão, ele certamente lhe dará entendimento através da Palavra de Deus, ele vai dá palavras para você falar nos momentos difíceis. Busque também livros que ensinem sobre aconselhamento, procure aperfeiçoar esse ministério em você, você verá que é muito bom quando investimos em alguém, é um trabalho fantástico, dá trabalho, porém os resultados são muito satisfatórios.

Que possamos ter a consciência de que o chamado é para cada um de nós, não apenas para o pastor ou a liderança da igreja, mas individualmente. Você tem alguém para ajudar na caminhada? Saiba de uma coisa: alguém precisa de você. Se você ainda não tem alguém, peça a Deus, e Ele apresentará alguém para que você possa cuidar.

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

Você receberá mensagens direto em seu e-mail. Mande um e-mail para nos solicitando. sigaelejesus@gmai.com

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.