Guarda o teu coração
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23
É necessário se cuidar. Muitas vezes, nós que fazemos discípulos damos tanta importância aos outros que esquecemos de nós mesmos. Outra coisa que acontece muito é absorver os problemas dos outros. Precisamos tomar cuidado com essas coisas.
Quando não cuidamos de nós, não somos aptos para cuidar dos outros. É necessário parar e refletir um pouco; nos envolvemos tanto que absorvemos problemas que não são nossos. Precisamos entender que não vamos conseguir resolver tudo na vida da pessoa que estamos discipulando.
Não podemos também ficar frustrados quando as pessoas não aceitarem ser discipuladas por nós. Isso não significa que ela está chateada ou não gosta de nós. Há pessoas que simplesmente não querem mais ser aconselhadas, não aceitam os nossos conselhos nem nos ouvem mais. Elas querem seguir suas próprias vontades, decidiram isso em seu coração, e ninguém pode fazer nada.
Na grande vontade de fazer essa pessoa permanecer firme com Deus, insistimos tanto a ponto de perdê-la totalmente. Precisamos ter a consciência de que nem todos vão permanecer. Afinal, depende de cada um e não de nós; não podemos tomar decisões que o outro precisa tomar. Também não podemos ficar sofrendo como se fôssemos culpados por não ter feito um discipulado eficaz. É preciso deixar a pessoa por um tempo; talvez ela retorne mais tarde ou não. Porém, essa decisão não cabe a nós.
Pode acontecer também de a pessoa escolher outra para ser discipulada. Não podemos ter ciúmes ou ficar tristes por causa disso. O fato é que nos apegamos tanto que achamos que aquela pessoa precisa seguir nossos conselhos e sempre nos procurar. Lembre-se, fazemos discípulos para Cristo e não para nós. Se ela escolheu outra pessoa, deixe-a caminhar; se ela não quer mais, deixe-a tomar suas próprias decisões. Nem sempre é bom insistir.
Provérbios 4:23 nos recomenda: “Guarde o seu coração.” É necessário ter um coração sarado. Não podemos ficar frustrados e tristes por não conseguir algo que não depende de nós. Precisamos parar um pouco, conversar com Deus e ver o que Ele tem para nós. A única coisa que nos resta é orar pela pessoa.
Também não vamos conseguir cuidar de muitas pessoas e dar atenção a muita gente. Não dá para discipular muitos ao mesmo tempo. Se isso acontecer, nosso discipulado não será eficaz e vamos nos sacrificar muito com poucos resultados. Precisamos orar pedindo direcionamento a Deus sobre o que temos que fazer e a quem podemos ajudar. Deus certamente vai nos dar o melhor caminho.
Por isso, não fique frustrado. As pessoas são responsáveis por suas próprias atitudes. Não leve nos seus ombros além do que Deus lhe pediu para levar. Vamos lembrar de como Jesus fez após um ensinamento pesado para a multidão. Todos foram embora, não conseguiram resistir ao discurso. Então, ele perguntou aos seus discípulos: "Vocês também não querem ir?" Os discípulos não quiseram ir, mas uma multidão foi embora (João 6:67). E Judas? Andou com Jesus até o fim, mas não seguiu os conselhos dele. Pelo contrário, o entregou para ser crucificado. Jesus, porém, permaneceu na mesma posição; foi Judas que escolheu outro caminho. Jesus não podia fazer nada por ele, pois ele tinha livre-arbítrio.
Lembro-me de ter discipulado e investido muito em uma pessoa. Essa pessoa, envolvida com as coisas do mundo, decidiu não mais congregar conosco. Fiquei muito triste por muito tempo e até achei que tinha falhado em minha missão. Porém, na verdade, eu tinha feito a minha parte. Até hoje oro por ela e gostaria muito que voltasse. Não podemos desistir; precisamos interceder pelas pessoas. Mas a decisão foi dela, e eu não pude fazer nada. Por um tempo, isso afetou muito minha vida pessoal e meu ministério. Fiquei frustrado por não conseguir.
Nessa caminhada, tive algumas perdas. Meu esforço não foi suficiente para manter as pessoas no caminho. Porém, entendi que não posso interferir nas decisões das pessoas. Jesus mesmo não interfere; Ele deixa a pessoa se decidir. Porém, Ele está sempre chamando de volta e dando novas oportunidades. Nós podemos continuar orando, quem sabe podemos mudar a estratégia ou outra pessoa possa conseguir.
Precisamos nos cuidar. É normal se envolver, ficar triste, e tudo isso vai acontecer. Porém, essas coisas não podem parar a nossa vida. Afinal de contas, temos o reino de Deus pela frente e não podemos ficar parados.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.