Livros

Cuidados com conselhos

“Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.” Gálatas 6:1,2

Somos especialistas em dar conselhos; parece até que entendemos tudo sobre os outros. É muito fácil para nós resolver a situação alheia, mas o problema é que não conseguimos resolver a nossa própria situação. Se fôssemos tão bons assim, não teríamos problemas. É necessário olhar para nós mesmos. Paulo, escrevendo aos Gálatas, recomenda: quando formos surpreendidos com os pecados dos outros, não devemos julgar nem ser agressivos em palavras, como se fôssemos santos demais. Pelo contrário, devemos ser mansos e cuidadosos no que dizemos, pois nós mesmos também podemos ser tentados e cair em pecado. Afinal, somos todos humanos, e em algum momento da vida, todos temos falhas.

Se julgarmos nossos irmãos e nos colocarmos em uma posição superior a eles, podemos ser surpreendidos por nossas próprias fraquezas e passar vergonha. Não adianta querer ser superior ou pensar que somos mais espirituais que os outros. Todos nós dependemos da graça e misericórdia do Senhor. Gosto muito de uma música que diz: “As mãos que você ajuda hoje a levantar vão aprender a amar e, um dia, levantar alguém que pode até mesmo ser você.” Essa música é cantada por Sérgio Lopes.

Precisamos olhar com compaixão e empatia, medir nossas palavras e sentir a dor do outro. O discipulado não é fácil; às vezes, estamos discipulando alguém e parece que está tudo bem. Essa pessoa cai em pecado novamente, mas depois se levanta, fica de pé e parece que está tudo bem. No entanto, ela cai novamente. É assim mesmo, e não podemos desistir. Essa pessoa precisa encontrar em nós um abrigo, um refúgio. Claro que ela precisa de conselhos e de ouvir a verdade, que é a Palavra de Deus. No entanto, isso deve ser feito com muita sabedoria. Para lidar com essa situação, precisamos pedir a orientação de Deus.

Talvez essa pessoa só precise de um abraço ou de se sentir amada por alguém. Isso já pode dar forças a ela para continuar. O aconselhamento bíblico é baseado na misericórdia, e devemos levar as cargas uns dos outros. Nem todo discípulo nos dará alegrias; alguns nos darão trabalho, muito trabalho. No entanto, essa pessoa precisa adquirir confiança em nós. Quando ela entende que pode confiar, o trabalho fica mais fácil. Isso só se adquire com intimidade e compaixão, dividindo as cargas uns com os outros.

Quando percebemos que também precisamos dividir a carga com alguém, nosso olhar muda. Não é mais um olhar de condenação, mas um olhar de cuidado e carinho. É o olhar de Jesus quando olhou para a mulher adúltera e disse: “Eu também não te condeno; vai e não peques mais.” Jesus demonstrou seu grande amor por ela. Palavras malditas podem prejudicar ainda mais a situação da pessoa que precisa de ajuda. Expressões de julgamento podem fazer com que ela não se levante e nem tenha coragem de prosseguir.

É bom ouvir mais um pouco, tentar entender o que ela está falando. Sejamos mais ouvintes. Enquanto estamos ouvindo, vamos refletindo e orando, suplicando a Deus por sabedoria. Deixemos a pessoa falar tudo o que precisa; não devemos interromper. Ela precisa desabafar, e isso é necessário. Devemos ter cuidado com as perguntas, não sendo indiscretos, inconvenientes ou insistentes. Se ela não quer falar, deixemos para outro momento.

Que o Senhor Jesus nos ajude a medir nossas palavras e a refrear nossa língua, para que só saia de nossa boca aquilo que provém dele. Que Ele nos ajude a ser mais ouvintes e a falar aquilo que é Dele, nunca de nós mesmos.

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

Você receberá mensagens direto em seu e-mail. Mande um e-mail para nos solicitando. sigaelejesus@gmai.com

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.