Livros

Coitadinho

Há pessoas que se colocam em uma posição de coitadinho. Você já ouviu aquele pregador que diz assim: “Oi pessoal, estou aqui, mas não sou digno. Nem sei por que o pastor me chamou. Peço desculpas, estou aqui pela misericórdia de Deus. Eu não sou nada.” É normal que isso aconteça com novos pregadores, e é compreensível. Nas primeiras vezes que pregamos, nos sentimos tão indignos que acabamos falando essas coisas. No entanto, há pregadores que vivem dizendo isso o tempo todo, tentando mostrar uma humildade excessiva. Isso acaba diminuindo tanto que chegamos a pensar que ninguém deveria subir ao púlpito para pregar. Isso não é bom.

Ao subir para pregar, não é necessário falar essas coisas. Deus te deu autoridade para estar ali. Como pregador, você está exercendo um papel importante. Não precisa se exaltar, mas também não deve se humilhar. Humilhe-se diante de Deus, suba ao púlpito com o seu coração quebrantado, suplicando para que Deus te use. Faça isso internamente. O Senhor vê o coração e compreende as suas dificuldades. Pregue com autoridade, busque a unção do Espírito Santo e faça a sua parte. Não estou dizendo que você deve subir com arrogância, como se fosse uma autoridade, mas deve encontrar equilíbrio. Você foi chamado para uma missão muito importante, então não fique se lamentando. Quando eu vou pregar, tenho o costume de orar em público, pedindo para que Deus me use e tenha misericórdia de mim, para ser um instrumento Dele naquele momento.

Há também pessoas que gostam de tirar a responsabilidade de si e colocá-la em Deus. Elas ficam falando o tempo todo: “Irmãos, não sou eu quem está falando, é Deus, hein.” Deixe-me dizer uma coisa: “Nem tudo o que falamos na pregação foi mandado por Deus.” Alguns pensam que, quando pregamos, Deus está o tempo todo falando através de nossos lábios, mas não é bem assim. Deus traz coisas à nossa mente e nos usa de verdade, mas entre Deus e nós, falamos muitas coisas de nós mesmos, de nossas experiências, e as coisas se misturam. Portanto, cuidado com isso. Não coloque palavras na boca de Deus; isso é sério. É claro que, quando lemos um versículo, é a Palavra de Deus, mas nem sempre tudo o que desenvolvemos na pregação é exatamente o que Deus está falando.

Pregar exige responsabilidade. Seja sincero. Não é necessário enfatizar essas coisas. A igreja sabe quando Deus está falando e quando somos nós que estamos falando. O Espírito Santo testifica com a igreja, e coisas sobrenaturais acontecem na pregação. Portanto, pregue normalmente e não tire a sua responsabilidade. Fale, e Deus vai te usar.

Você está tendo o grande privilégio de compartilhar a Palavra de Deus e edificar a igreja de Cristo. Deus não espera perfeição de sua parte; todos somos imperfeitos. Essa é a parte interessante da pregação. Seja somente humilde, e as pessoas vão perceber que Deus está te usando. Fique tranquilo e apenas pregue.

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.