Cultive boas amizades
“Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” Eclesiastes 4:10
Você tem amigos? Conhece muitas pessoas? É muito importante ter amigos e cultivar boas amizades. Cada vez mais as pessoas estão se afastando umas das outras, não procuram conhecer os vizinhos, colegas de trabalho, da escola, da faculdade e outras pessoas que vivem ao seu redor.
É claro que um amigo é algo mais íntimo, porém conhecer pessoas e construir relacionamentos é muito importante — principalmente para um cristão. Às vezes, por sermos cristãos, nos afastamos das pessoas “para não nos contaminarmos”. Mas não foi assim que Jesus agiu. Muito pelo contrário, Ele se aproximou de pessoas que ninguém queria, justamente para construir relacionamentos e ajudá-las a mudar de vida.
Durante muitos anos, muitos cristãos se afastaram das pessoas dizendo que estavam se afastando do mundo. Mas não é por aí. As pessoas precisam conhecer o evangelho. Precisam saber que somos diferentes, sim — mas também que somos acessíveis. Não podemos nos aproximar das pessoas apenas para falar de Jesus. Tem crente que é chato, que só fala de Jesus o tempo todo e ainda usa um linguajar que os outros não entendem. Isso também afasta.
SPrecisamos sim falar de Jesus, mas no momento certo. Podemos ser pessoas normais, falar sobre assuntos normais, como esportes, política e outros interesses que nos aproximem das pessoas. Precisamos nos relacionar, ser simpáticos e agradáveis.
A grande questão é: não devemos nos misturar e praticar as mesmas coisas que o mundo pratica, mas precisamos ser conhecidos pelo nosso testemunho. E como vamos testemunhar se as pessoas nem nos conhecem? Por isso, precisamos construir relacionamentos. Não podemos viver isolados.
Há pessoas que não se envolvem com medo de se machucar ou se magoar. Outras exigem dos outros muito mais do que podem oferecer. Esperam que os outros retribuam seus sentimentos da mesma forma, e nem sempre isso acontece. Não podemos exigir isso.
Nem sempre teremos o retorno que gostaríamos. Somos muito sentimentais, e precisamos ser mais racionais. Cada pessoa é diferente e precisamos aprender a lidar com cada uma de forma individual.
Construir amizades nos ajuda a viver melhor. Há muitos benefícios nas boas amizades. Veja o que diz o texto bíblico que iniciamos: “Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” Veja como é importante criar bons relacionamentos. Podemos ajudar e ser ajudados — e quando ajudamos, estamos pregando o evangelho.
Não podemos confundir as coisas. Veja o que diz Tiago 4:4: “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.”
Amizade com o mundo é ter as mesmas práticas das pessoas do mundo, é viver dentro do sistema mundano. Não significa deixar de fazer amizades com pessoas que ainda não conhecem a Cristo.
Precisamos separar bem as coisas. É claro que não vamos frequentar os mesmos lugares ou fazer as mesmas coisas — isso pode nos prejudicar profundamente. Estamos falando de conhecer e interagir com as pessoas.
Devemos sempre pedir a Deus oportunidades para falar as palavras certas e ser um canal de bênção para cada um. Que possamos ter essa consciência, agindo sempre com sabedoria. Pessoas estão precisando de amizades sinceras, que ofereçam algo de Deus. Muitos estão sofrendo por aí e não conseguem ter uma vida melhor por não conhecerem a Deus. E nós O conhecemos, temos Deus em nossa vida. Precisamos compartilhar isso.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.