Cuida da sua família
“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” 1 Timóteo 5:8
Como vai a sua família?
Não sei como é a sua casa, se você vive bem com a sua família, não sei quais são as dificuldades que vocês enfrentam. Seja qual for a sua posição — pai, mãe, filho ou irmão — o fato é que todos nós estamos inseridos em uma família e precisamos cuidar dela.
A família é uma instituição de Deus, e Ele deseja preservá-la e salvá-la. Nós também precisamos fazer a nossa parte. O que você está fazendo pela sua casa?
Olha como isso é grave! Ele diz que, se nós não cuidamos dos nossos, negamos a fé e nos tornamos piores que um descrente. Veja como é importante cuidar da família, como Deus prioriza o nosso lar.
Precisamos ter cuidado com os nossos relacionamentos familiares. Há pessoas que são excelentes na igreja, no trabalho e na comunidade: falam com todos, têm tempo para todo mundo, são acessíveis e gentis, ajudadoras, educadas e incentivam muitas pessoas. Porém, dentro de casa, nem sempre a realidade é a mesma. É o contrário de tudo isso que falei: não são acessíveis, não têm tempo, não falam boas palavras, falta paciência — e por aí vai.
Em outros lugares, são uma coisa. Em casa, outra. Até o testemunho fica comprometido. Talvez você conheça alguém assim.
Paulo está dizendo que precisamos olhar com mais atenção para dentro das nossas casas, ter mais cuidado com a nossa família. Nosso lar precisa ser um lugar de bênção. Será que não está sendo? Será que é por nossa causa que não está sendo?
É preciso pensar. É necessário reavaliar nossas atitudes, olhar com mais carinho e procurar saber se estamos cumprindo o nosso papel dentro da nossa casa — aquilo que Deus nos chamou para fazer.
Na Bíblia, há funções e orientações específicas para cada membro da família. Ela nos orienta sobre o comportamento do marido, da esposa e dos filhos. Precisamos ficar atentos: estamos realmente fazendo a vontade de Deus?
O inimigo investe pesado nas famílias. Ele tem tentado distorcer a visão familiar, destruir a comunhão dos casais, transformar filhos obedientes em rebeldes. O objetivo dele é acabar com a nossa casa — e nós, como pessoas que conhecem a Deus, não podemos ficar parados e fazer parte desse plano tão terrível.
Já parou para pensar que você pode estar dando lugar ao inimigo para agir dentro da sua casa? É preciso rever a sua posição. Então, é bom começar a pensar que, através de você, as coisas podem mudar na sua casa.
Você já orou pela sua família?
Não adianta muito ser uma pessoa bem legal em todos os lugares e não dentro de casa. Para o lar ser um lugar especial, onde Deus habita, é necessário exercer os dons que Ele nos deu e, principalmente, o fruto do Espírito. É dentro de casa que precisamos ser crentes melhores, pois isso é reflexo: se somos em casa, seremos fora dela.
O legado que precisamos deixar deve ser o melhor possível. Precisamos ser bênção. Você pode, hoje mesmo, começar a mudar suas atitudes.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.