Sou um derrotado?
“Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro". Juízes 6:12
Quantas vezes em sua vida você se sentiu um derrotado? Quantas vezes pensou em parar? Às vezes, você até pensa que Deus não quer te abençoar, que suas orações não são ouvidas. Não é fácil vencer e conquistar as batalhas que enfrentamos. Elas são terríveis, e muitas vezes nos sentimos cansados de lutar. Fazemos as coisas apenas por fazer, simplesmente porque não podemos parar.
Quero compartilhar com você uma pequena parte da história de Gideão. Ele estava malhando trigo num tanque de prensar uvas para escondê-lo dos midianitas, quando um anjo do Senhor apareceu e disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro." Mas Gideão jamais pensava assim de si mesmo. Não passava pela sua mente a possibilidade de ser um homem valoroso, e sim alguém derrotado, que apenas queria viver uma vida tranquila e sustentar sua casa. No entanto, tudo sempre dava errado. Ele se sentia desprezado e abandonado por Deus, e quando olhava ao seu redor, só via dificuldades. Como ficar animado com uma situação dessas?
Conheço muitas pessoas assim. São verdadeiros guerreiros. Lutam muito, mas não conseguem ir adiante. Parece difícil, mas elas não deixam de lutar. São inabaláveis, porém, assim como Gideão, não percebem isso. Não sabem o valor que têm.
Existe algo interessante sobre Gideão – e talvez sobre você também. Depois de ele reclamar da sua situação, o Senhor lhe disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou Eu quem o está enviando?” (Juízes 6:14). Gideão tinha muita força. Ele não estava parado, esperando as bênçãos caírem do céu. Pelo contrário, estava trabalhando e criando estratégias para proteger sua alimentação.
Perceba o detalhe: “Com a força que você tem.” Gideão já tinha força! Ele estava disposto a lutar por sua vida. Não era acomodado nem conformado com a situação. Prosseguia, mesmo quando seus pensamentos eram de derrota. Mas o Senhor via nele força e capacidade, porque ele realmente as possuía!
Sabe aquelas pessoas que mencionei? Elas são assim. Lutam sem medir consequências, sempre se esforçando para fazer o melhor. Mas, se você as elogiar, talvez respondam como Gideão: "Se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas?" (Juízes 6:13).
Às vezes, as circunstâncias nos cegam e nos fazem perder a real noção das coisas. Os momentos difíceis são tão pesados que pensamos em desistir. Mas é necessário continuar. Desistir não resolve. Continuar, sim.
Deus chamou Gideão para uma missão, e ele cumpriu. E nós? Será que não podemos vencer? Claro que sim! Deus está conosco. Ele nos ensina em meio às aflições. Parece que os mais fortes passam pelos processos mais rigorosos de aprendizado. Deus está nos ensinando através das dificuldades. Não é fácil formar um guerreiro. Isso não acontece da noite para o dia. Apenas os que se propõem a lutar serão vencedores. Quem não se esforça não chega a lugar nenhum.
Deus está nos provando para forjar pessoas capazes de reconhecê-Lo como Deus e testemunhar Dele. A única coisa que precisamos fazer é ficar atentos e ligados no Senhor, para que Ele possa agir em nossas vidas. Ele nos observa. Ele vê o nosso valor.
Se você é um desses guerreiros, não se preocupe! Sua hora vai chegar. Agora, se você apenas reclama e não faz nada para mudar, então precisa urgentemente mudar de atitude. Deus valoriza os que buscam fazer o melhor, que trabalham e não desistem.
Assim como Gideão, continue firme, trabalhando, mesmo quando tudo parecer estar contra você. É necessário continuar. Gideão tinha um incrível potencial, mas não sabia disso. Você também tem! Mas as circunstâncias podem ter te convencido do contrário. Isso não é verdade. Você pode muito mais do que imagina. Precisa mudar sua mentalidade, sua atitude, olhar firmemente para Jesus e seguir em frente.
Olhe para você! Você ainda está vivo! Então, levante-se, use a força que você tem e peça sabedoria a Deus para prosseguir. Ele te dará a visão certa. Mas não pare.
Os fracassados acordam tarde. Não querem fazer esforço. Não buscam melhorar. São acomodados. Não acreditam em nada. Apenas sonham com o futuro, mas não fazem nada para construí-lo. O futuro não se constrói quando você chega lá. Ele começa agora.
Não tem o que esperar! Comece a agir. Não espere o ano novo chegar. Não olhe para as dificuldades. Enfrente-as. Porque só enfrentando se chega à vitória.
Acredite, você pode. Tudo o que precisa é uma iniciativa séria e constante. E você verá a vitória.
O futuro bom vai chegar. Mas, se você não tomar atitude, ele nunca virá.
Não seja mais um fracassado. Peça forças e sabedoria ao Senhor. Certamente, Ele te dará!
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.