O hábito de falar mal dos outros
“Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” Tiago 4:11,12
Muitos crentes não se importam, pensam que é natural, não se atentam para isso, já se acostumaram e adquiriram esse hábito, falam normalmente sem ter nenhum cuidado. A maledicência é uma característica ou particularidade da pessoa maledicente, de quem vive falando mal de outras pessoas. Falar mal não é tão simples assim, é muito mais profundo, conforme diz Tiago, quem fala mal se coloca na posição de juiz e nesse caso há apenas um que é Juiz, somente Deus pode saber o que existe no coração dos outros, só ele pode sondar as intenções e saber a real situação, quando julgamos alguém estamos nos mostrando superiores aos outros, ficamos cegos em relação aos nossos erros, esses erros praticamente somem, parece até que somos perfeitos, o hábito de falar mal dos outros vai se tornando parte de nossa vida, como um vício que não conseguimos largar, é uma necessidade, é tão maligno que conseguimos falar mal de uma pessoa para outra e quando encontramos a pessoal na qual falamos mal abraçamos e damos a paz do Senhor e falamos mal de mais outra pessoal, isso é no mínimo falsidade, essa prática se torna tão normal em nossas vidas que não percebemos o mal que estamos fazendo aos outros e a nós mesmos.
Falar dos outros é se colocar como superior, é dizer que não temos defeitos, é não conseguir compreender que existem pessoas que ainda não tem tal experiência para entender tal coisa, outros que tiveram uma realidade de vida diferente, outros tiveram um passado muito difícil ou estão atravessando um momento difícil, não podemos julgar ninguém de forma igual, não é possível seguir um padrão no qual todos se encaixam, nem sempre o nosso padrão é o correto, não sei se já percebeu, quem fala dos outros se julga perfeito em tudo, somente a sua ideia prevalece, só essa pessoa sabe tudo, somente os seus conceitos são verdadeiros, por isso, ela tem condições de falar e julgar os outros, essa pessoa é incapaz de analisar o que está falando, se de fato é o melhor ou não, se de fato está correta ou não, ela já parte do princípio que está correta e a ideia dela é a melhor, mas é claro que quem tem esse hábito está errado, precisa ao invés de falar dos outros olhar para si mesma, fazer uma boa reflexão, precisa ser mais humilde e entender que assim como o outro tem erros, nós temos erros também. Quem tem esse hábito perde essa sensibilidade, é necessário adquirir mais compaixão.
Um dos grandes problemas de falar mal dos outros é cair no mesmo erro do qual falamos, é muito comum isso acontecer, falamos, cobramos, somos rígidos quanto aos outros e caímos no mesmo erro, ai se torna uma vergonha, alguém diz: “falou mal de fulano e fez pior”, aquele que fala deve estar irrepreensível naquilo que falou e isso é muito difícil, é muito comum ver isso entre lideranças, alguém fala muito mal da liderança, critica o tempo inteiro, porém, já vi várias pessoas que falaram muito mal e quando tiveram a oportunidade não conseguiram fazer nada e nem mesmo a metade do que o outro fazia, pensava que era simples, não analisou o contexto, as dificuldades, o peso da liderança, caiu no erro e na vergonha de não conseguir.
Irmãos, não podemos viver dessa forma, é necessário tomar muito cuidado, exercitar sabedoria quando estiver falando de alguém, se caso for de fato para ajudar, senão, melhor ficar quieto, não vai resolver ficar falando, só vai promover o ódio e desamor. Que possamos arrancar esse terrível hábito da nossa vida.
Ao olhar para mim, percebo que meu sacrifício é pequeno em comparação ao Dele. Não tenho como pagar esse preço, mas vale a pena sacrificar minhas vontades por Ele. Um dia tudo vai passar, e estaremos eternamente vivendo com Ele. Vale a pena sacrificar.
“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” Efésios 4:29
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.