Reconhecendo quem eu sou
“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” Salmos 90:12
Somos seres humanos e estamos sempre aprendendo. Nossa vida é uma caminhada que deve ser progressiva, com a ideia de crescimento, reunindo experiências e aprendendo com elas. Devemos extrair o melhor, ainda que essas experiências tenham sido difíceis; sempre há algo a ser aprendido. O homem sábio procura olhar para as coisas que viveu e tenta, o tempo todo, tirar algo proveitoso, por mais doloroso que seja.
Como você reage diante de um problema? Muitas pessoas, mesmo com certa idade e experiência, não conseguem reagir bem diante de uma situação. Elas não conseguem fazer uma análise e verificar qual seria a melhor atitude. Isso demonstra que a pessoa não amadureceu o suficiente para lidar com situações adversas. Ou seja, a pessoa viveu, sofreu, mas não adquiriu sabedoria. Essas coisas acontecem porque não queremos perder. Nosso pensamento é de apenas ganhar, o tempo todo. Não admitimos erros, é difícil para nós dizer "eu errei". Parece que nossa língua trava. Temos a impressão de que seremos humilhados, que passaremos vergonha. Na verdade, dizer que errou é reconhecer que precisamos acertar. Quando reconhecemos que erramos, temos a chance de fazer melhor da próxima vez. Caso contrário, nunca mudaremos de atitude.
O salmista pede ao Senhor para ensinar a contar os dias. Contar os dias é viver diariamente atento e disposto a acertar, reconhecendo erros e buscando novas direções, sendo humilde e sincero. Só cresce quem é humilde e sincero. Então, o primeiro passo para a mudança é o reconhecimento, fazer uma autoanálise e se fazer algumas perguntas: “Será que sou tão bom quanto penso? Será que estou sempre acertando? Minhas ideias são as melhores? Meu ponto de vista é o mais correto? Quem eu sou na visão da minha família e amigos?” Já pensou se você pudesse ter uma resposta sincera de cada pessoa que te conhece? Já pensou se você pudesse acessar o que cada um pensa de você? Talvez você não ficasse muito feliz com as respostas, mas elas ajudariam muito no seu crescimento e em se tornar uma pessoa melhor.
SEU DESAFIO
Observar mais os nossos procedimentos. É comum observar as pessoas e julgar suas atitudes, porém, desta vez será diferente. Vamos observar as nossas atitudes e ver se elas são realmente boas. Vale a pena assumir uma nova postura e começar a se fazer a seguinte pergunta: “Será que estou certo mesmo?”. Agora é o momento de consultar a Deus e pedir ajuda a Ele. Você pode começar o processo de mudança hoje mesmo.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.