O que você tem visto. tem edificado você?
"O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?"" 1 Coríntios 5:6
Poucas pessoas levam em consideração esse versículo. Um pouco de fermento faz toda a diferença; um pouquinho de mal pode nos levar à destruição. O que temos permitido entrar em nossas casas através da TV, internet e tudo mais? O objetivo do inimigo é plantar em nossos corações uma semente. Essa semente nasce e cresce dentro de nós até que percebemos que ela se tornou uma grande árvore e é mais difícil de retirar. Por pensar que o pecado não fazia diferença, Sansão enfrentou o pecado e morreu junto com seus inimigos. Perdeu a visão da dependência de Deus e não levou em consideração o fato de que precisava obedecer a Deus em primeiro lugar para ser bem-sucedido. Vendo sua grande força, achou que podia fazer tudo. Quando se deu conta, estava fraco e impotente, foi humilhado diante de todos e destruiu sua própria vida. Que cenário triste a vida de Sansão! Ele desprezou tudo que foi ensinado a respeito de Deus e fez o que tinha vontade, o que o seu coração pedia.
A Palavra de Deus em Jeremias 17:9 diz assim: ‘Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso: quem o conhecerá?’. Muitas frases são ditas por aí, como: ‘Sigo o meu coração e vivo o que ele está pedindo’, ‘Deixa a vida me levar’. Cuidado! É necessário ter equilíbrio entre a razão e a emoção. Precisamos dar ouvidos à voz de Deus e levar em consideração o perigo que o pecado oferece. Sejamos prudentes sem nos contaminar pelo engano do pecado.
Davi também ignorou o perigo do pecado quando se deitou com Bate-Seba e adulterou. A visão que ele tinha era de uma bela mulher tomando banho. Ao invés de ignorar a visão e sair daquele lugar, ele fez exatamente o contrário. Pensou que podia, ele era o Rei e sua visão naquele momento era de alguém soberano que podia fazer o que quisesse, ignorando tudo aquilo que ele aprendeu. Isso trouxe terríveis consequências: um momento pequeno de prazer pode trazer muitos anos de tristeza. Precisamos avaliar se vale a pena investir no pecado.
Que bom que temos exemplos que nos mostram que é possível sim ter controle sobre o que vemos e fazemos. Paulo nos orienta em 1 Tessalonicenses 5:22: ‘Fuja de toda a aparência do mal’. Tendo essa visão, José fugiu da aparência do mal e não adulterou com a esposa de Potifar. Preferiu obedecer e controlar seus impulsos, pensou em Deus e olhou para frente. A visão de José estava além dos olhos; ele tinha uma mente voltada para Deus, sua visão estava em Deus. Sabia que não podia resistir àquela mulher, por isso correu, fugiu. Sabia bem das suas fraquezas, saiu para não correr o risco de pecar. É essa visão que Deus espera de nós, que vejamos além dos nossos olhos, com uma visão mais aprofundada de Deus. José se fortaleceu no Senhor, pois sua visão maior era obedecer.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Filipenses 4:8..
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
Em breve, próximo capítulo...
Algumas imagens são: de storyset no Freepik