Livros

Não entre no jogo deles

Capítulo 10

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” Salmos 1:1

Estamos vivendo em um contexto bem diferente de alguns anos atrás. Será que estamos mudando? É claro que já houve muitos exageros no evangelho. Muitos, ao se converterem, se isolavam das pessoas, achando-se santos a ponto de nem falar com quem não era crente. Outros deixaram de viver algumas coisas por acreditarem que eram práticas mundanas, proibindo muita coisa, e isso nos distanciou de muitos aspectos da vida. No entanto, fico preocupado com algumas coisas, parece que estamos mudando demais. Estamos aceitando muitas coisas e nos tornando cada vez mais parecidos com o mundo, e o objetivo do evangelho não é esse.

Será que estamos novamente interpretando as coisas de maneira errada? Se antes nos distanciávamos completamente das pessoas que chamávamos de mundanas, hoje estamos praticamente vivendo as mesmas práticas que elas. Até onde vamos chegar com isso? É preciso tomar muito cuidado, entender de fato qual é a nossa missão, ler mais a Bíblia, interpretar melhor os textos e viver uma vida mais parecida com a de Jesus, distanciando-nos das práticas do mundo.

Se eu perguntar para você, me responda honestamente, olhando para a realidade da sua igreja, da sua casa ou até de você como cristão: quantos crentes leem a Bíblia todos os dias? Quantos oram diariamente? Quantos falam de Deus? Quantos estão de fato vivendo o ministério para o qual foram chamados? Até mesmo a vontade de trabalhar pelo evangelho mudou. Estamos ocupados demais com a nossa vida secular, vivendo demais o nosso próprio mundo.

O que será da igreja no futuro? Sabemos que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo, mas eu fico pensando na qualidade dos cristãos que teremos daqui a alguns anos. Estamos novamente exagerando, só que agora para o outro lado. Estamos aceitando demais o mundo, vivendo demais o mundo, e nos parecendo cada vez mais com ele. Será que estamos no caminho certo? Penso que não. Precisamos olhar para a Bíblia e buscar o equilíbrio. O problema é que muitos não querem olhar para a Bíblia; muitos crentes nem sabem o que está escrito, e isso é um fato.

Olhando para o Salmo 1, podemos aprender muita coisa. Não seguir o caminho dos ímpios não significa se afastar deles, mas sim viver entre eles sem seguir seus conselhos. Quem deve aconselhá-los somos nós, e não sermos aconselhados por eles. Não devemos imitar a conduta dos pecadores, nem trazer práticas mundanas para dentro de nossas igrejas ou de nossas vidas. Precisamos influenciar, e não ser influenciados. Eles precisam nos imitar, e não o contrário. Estamos falando como eles, nos vestindo como eles, usando as coisas que eles usam. Não podemos ser assim. Não se assentar na roda dos zombadores não significa deixar de ir à casa deles ou de fazer amizades, mas saber exatamente quais são os nossos limites como cristãos, sem deixar que zombem de nós. É necessário dar exemplo de boa conduta cristã. Sentar na roda dos zombadores é aceitar o modo de vida deles e permitir viver as mesmas coisas, dando motivos para que zombem de nós.

Será que estamos mudando? Cabe uma profunda reflexão de cada um de nós, individualmente. Cada cristão deve olhar para dentro de si e fazer uma avaliação, mas sempre à luz da Bíblia. Se estamos pecando mais, é porque estamos lendo menos, orando menos, amando menos e dando menos tempo para Deus. As coisas do mundo estão ocupando cada vez mais espaço em nossas vidas, e minimizando as coisas de Deus em nossas igrejas, casas e famílias.

Que possamos tomar cuidado, pois o inimigo está mudando sua estratégia para ganhar mais pessoas, e muitos estão caindo no jogo dele. Cuidado! Não entre no jogo.

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: Sendo e Fazendo Discípulos...

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

Você receberá mensagens direto em seu e-mail. Mande um e-mail para nos solicitando. sigaelejesus@gmai.com

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.