Nosso grande inimigo
Capítulo 04
“...Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.” Gênesis 4:8b
Temos três inimigos terríveis que lutam contra nós: a nossa própria carne, o inimigo de nossas almas (o Diabo) e o mundo com suas tentações e ofertas. Precisamos ser resistentes e lutar contra eles. Sozinhos, é muito difícil enfrentá-los, por isso, precisamos sempre contar com a ajuda de Deus para vencê-los. Somente com o poder do Espírito Santo operando em nós conseguiremos.
Caim foi levado pelos próprios sentimentos e, por isso, enfrentou seu pior inimigo: ele mesmo. Este é o inimigo mais difícil de ser enfrentado. O grande problema de Caim foi não ouvir a Deus.
A Bíblia nos conta que houve um tempo em que Caim trouxe uma oferta ao Senhor, dos frutos da terra, pois ele era agricultor. Seu irmão Abel, por sua vez, trouxe também a sua oferta, e Deus aceitou a oferta de Abel, mas não a de Caim. Imediatamente, Caim demonstrou em seu rosto todo o seu sentimento. O Senhor fez duas perguntas a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto?” (Gênesis 4:6). As perguntas de Deus para Caim parecem muito óbvias, mas tinham o objetivo de iniciar um tratamento com ele, um diálogo que buscasse um entendimento melhor do acontecimento, acompanhado de cura.
Deus falou algo importante para ele: “Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.” Caim foi tomado por um ódio pela oferta não aceita. Contudo, ele deveria se perguntar por que sua oferta não foi aceita e o que fazer para entregá-la de forma correta. Entretanto, Caim preferiu colocar a culpa no outro, teve inveja da oferta de Abel e a solução encontrada por ele foi dar fim à vida de seu irmão, acreditando que isso resolveria seu problema. Mas o que Abel tinha a ver com isso? Por que matar o irmão se ele não tinha culpa? Para justificar nossos erros, muitas vezes, buscamos alguém para culpar. Isso acontece quando damos vazão à nossa carne. Deus avisou Caim que o pecado já o ameaçava e que ele precisava dominá-lo, mas ele preferiu não tentar dominar e fez o pior. A nossa carne é um terrível inimigo; ela nos ameaça o tempo todo. Precisamos tentar dominá-la e não podemos entrar no jogo da carne, senão, ela nos domina. Quando isso acontece, cumprimos os desejos dela e cometemos erros ainda mais graves.
Toda vez que a carne entra em conflito conosco, precisamos recorrer a Deus, buscar Nele forças e recursos para vencê-la. Que possamos ficar mais atentos e não permitir que nossa carne fale mais alto. Não entre no jogo.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.