sigaEle

Fruto do Espírito – Adolescentes

Antes de começar!

Suas atitudes de hoje combinam com quem você diz que serve? Se Jesus transformou sua vida, as pessoas em volta notam que o ‘seu antigo eu’ ficou para trás. Mas não se engane: a gente não vira ‘versão 2.0’ porque é bonzinho. A gente muda porque o Espírito Santo de Deus faz o trabalho pesado que a gente não consegue. Sem Ele, a mudança é só fachada; com Ele, ela é permanente. E aí, você tá tentando mudar sozinho ou já deixou o Espírito Santo assumir o controle?

Lição: Fruto do Espírito

1 - Fruto do Espírito
0

Fruto do Espírito

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”
Gálatas 5:22,23

Por que fruto e não frutos?

A ideia é de algo único, pensa numa fruto como a tangerina, laranja ou limão, é uma única fruta com vários gomos. Agora pensa que cada gomo é como se fosse uma parte (amor, alegria, paz…)

Precisamos ter todas as partes do fruto para agradar a Deus.

Qual dessas partes do fruto é mais fácil para você?

Qual parte do fruto que é mais difícil para você?

Vocês acham que é mais fácil mudar por fora (mudar o jeito de vestir, o corte de cabelo) ou mudar o que a gente sente por dentro (parar de sentir raiva, parar de ter inveja)?

Só conseguimos mudar por dentro com a ajuda do Espírito Santo.

VAMOS ANALISAR UMA HISTÓRIA.

João tem 12 anos e é o melhor jogador de vôlei da escola. Ele tem se esforçado para seguir os passos de Jesus e todos notaram que ele não fala mais palavrões e é mais calmo. Mas hoje, ele será testado ao limite.

É a final do campeonato escolar. No último minuto, Renato do time adversário, dá uma rasteira escondida em João. ele cai feio, rala o joelho e, para piorar, o juiz não marca falta. Enquanto João está no chão, Renato passa por ele e sussurra: “Cuidado para não chorar, crentinho. Você é fraco!”

O sangue de João sobe à cabeça. O “fruto” está sendo espremido. O que João deve fazer? que não seja do meu jeito?

OPÇÃO 1

No lance seguinte, João decide “fazer justiça”. Ele espera o Renato pular para um arremesso e entra com o ombro forte, derrubando o adversário no chão para todo mundo ver.

CONSEQUÊNCIA: João é expulso do jogo. Seu time perde a final. No vestiário, os amigos dizem: “Ué, você não era o cara de Deus? No fundo, é igual a todo mundo”. O fruto apodreceu.Opção B: O Silêncio Amargo (A Mudança Incompleta)

OPÇÃO 2

João levanta, não faz nada, mas passa o resto do jogo com “fogo nos olhos”, jogando de forma egoísta e ignorando os pedidos de desculpa de outros colegas. Ele não agride, mas seu coração está cheio de ódio.

CONSEQUÊNCIA: O time até ganha, mas João não consegue comemorar. Ele sente que, embora não tenha “pecado” por fora, por dentro ele deixou  Renato vencer. Ele percebe que ter Paz sem ter Domínio Próprio no coração é impossível.

 

OPÇÃO 3

João sente a raiva, mas respira fundo e lembra da “tangerina”. Ele levanta, olha para o Renato e diz: “O jogo ainda não acabou, cara. Vamos jogar bola”. No final da partida, mesmo tendo perdido, João vai até Renato, estende a mão e diz: “Bom jogo, você joga muito”.

CONSEQUÊNCIA: João fica em choque. Ele esperava um soco ou um xingamento, mas recebeu Amabilidade. Semanas depois, Bruno procura Lucas e pergunta: “Como você não me bateu aquele dia? Eu queria ser calmo assim”. João ganha a chance de falar de Jesus.

VERDADEIROS VENCEDORES

“Vencedores não são aqueles que fazem tudo o que têm vontade, mas aqueles que dominam a si mesmos.”

Pensem direitinho: toda vez que você perdeu o controle de si mesmo, você perdeu no final, não é verdade?

Claudio H. C. Duarte – www.sigaele.com.br

A Importância das Lições nos Pequenos Grupos

Os pequenos grupos são ambientes de crescimento e cuidado espiritual. Enquanto o culto celebra, o pequeno grupo aproxima pessoas e fortalece relacionamentos.

Uma lição bem preparada mantém o foco na Palavra, direciona a conversa e conduz à aplicação prática. Ela não existe apenas para transmitir informação, mas para gerar transformação.

Nos pequenos grupos formamos discípulos, fortalecemos a fé e caminhamos juntos em direção a Deus.

Cada encontro é uma oportunidade de crescer mais perto do Senhor e mais perto uns dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima