Livros

Falsas promessas

Muitos pregadores têm usado de técnicas para emocionar e conquistar os ouvintes. Dentro dessas técnicas, temos as falsas promessas. É claro que alguns fazem isso de maneira inconsciente ou até mesmo pensando que estão sendo usados pelo Espírito Santo. Quero deixar bem claro que acredito que o Espírito Santo usa pessoas para revelar coisas concernentes à vida delas. Mas estou falando de um mover que não é do Espírito Santo, algo que o pregador usa para emocionar as pessoas e fazer com que o público pense que ele é um homem ou mulher de Deus. Para isso, o pregador acha que precisa dessas coisas. Vamos ver algumas situações que não são boas se não forem originalmente do Espírito Santo.

O pregador diz: "Essa semana você receberá uma grande bênção, fique ligado, Deus tá me falando que tem gente aqui que vai receber. Você vai ser curado, seu negócio vai prosperar," e outras coisas mais que se falam por aí para animar o pessoal. É muito fácil chegar para um público e jogar isso; algo vai acontecer com alguém, e se a igreja for grande, a probabilidade de acerto é muito maior. Será que Deus fala assim: "Joga as coisas no meio do povo de qualquer maneira para ver se vai acertar?" Creio que não. Quando Deus fala, acontece, é específico.

Isso é muito comum nas igrejas e não acontece somente com pregadores, principalmente quando a igreja está passando por um momento muito intenso, onde se mistura o que é espiritual com o que é emocional. Tem profetas no meio do povo que, levados pela emoção, falam coisas que não são de Deus, tentando adivinhar. Você já deve ter visto ou ouvido falar de pessoas que fazem isso, elas tentam descobrir quem é a pessoa para falar algumas coisas que são óbvias para ela, chutando certos argumentos que, na maioria das vezes, funcionam. Não pode ser assim na igreja de Cristo. A pregação, a profecia, são coisas muito sérias, não podem ser feitas de qualquer forma; tem que ser de fato o Espírito Santo. Se estiver em dúvida, não fale. Você pode estar cometendo um erro muito grave. As pessoas têm medo de falar sobre isso, mas é preciso falar; é preciso tomar muito cuidado com esses falsos profetas. Meu irmão, se você está fazendo isso, às vezes de maneira inconsciente, cuidado, Deus não gosta disso. Preste atenção nesse versículo: “Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” Deuteronômio 18:22. Prestou atenção? É preciso ser provado, não é para ter medo; muitos estão falando o que Deus não falou. O evangelho não é brincadeira, é coisa séria. Isso já vem acontecendo há muito tempo; Jeremias e outros profetas passaram por isso. Enquanto esses homens de Deus levavam a verdadeira Palavra, outros queriam dar golpes no povo, enganando, se passando por profetas de Deus. Irmão, não seja um deles; o púlpito é coisa muito séria, precisa ter certeza do que está falando.

O grande problema é iludir pessoas que, às vezes tão sofridas, vão para casa confiantes de algo que não vai acontecer, ficam frustradas e até podem desistir do evangelho por causa de uma palavra maldita. Não podemos correr o risco de falar coisas incertas. A Palavra de Deus não é técnica de propaganda e marketing; não podemos vender um produto que não funciona. Não engane o povo, não faça falsas promessas. Ao invés disso, você pode incentivar as pessoas; pode dizer: “Busque ao Senhor, quem sabe ainda essa semana sua bênção pode sair.” Incentive o povo a orar e buscar mais, incentive a aprender a conhecer mais a Deus através da Palavra, fale sobre o poder da intercessão, mas não prometa algo que você não tem certeza.

Peguei um pouco mais pesado nessa parte porque, particularmente, isso me causa muita indignação. Todo cuidado é pouco; muitos estão brincando com as coisas de Deus, e Ele não se deixa escarnecer. Deus fala com certeza, Ele usa profetas, eu tenho convicção disso. Mas é preciso ter muito cuidado para não sermos usados por nossa própria mente ou até, quem sabe, pelo inimigo.

Jeremias 14:14: "Então o Senhor me disse: 'É mentira o que os profetas estão profetizando em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordem ou lhes falei; eles estão profetizando para vocês falsas visões, adivinhações inúteis e enganos de suas próprias mentes.'"

Ezequiel 13:6: "Suas visões são falsas e suas adivinhações são mentirosas. Mesmo assim dizem: 'O Senhor disse', quando o Senhor não os enviou; e, ainda assim, esperam que as suas palavras se cumpram."

1 João 4:1: "Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo."

2 Pedro 2:1: "No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição."

1 Coríntios 14:33: "Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos."

Provérbios 30:5-6: "Toda palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às suas palavras, do contrário, ele o repreenderá e você será mostrado mentiroso."

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.