Livros

Constrangimento

Cuidado para que sua pregação não seja constrangedora ou envergonhe os outros. A maneira como você conduz a pregação pode impactar profundamente os ouvintes, tanto positiva quanto negativamente.

Fazer perguntas diretas ao público durante a pregação pode colocar as pessoas em uma posição desconfortável. Muitos podem se sentir envergonhados ou expostos. Em vez disso, formule suas perguntas de maneira retórica, permitindo que os ouvintes reflitam internamente sem a pressão de responder publicamente.

Na tentativa de dinamizar ou fazer as pessoas prestarem mais atenção na pregação, alguns pregadores pedem para que as pessoas se abracem ou toquem umas nas outras. Isso pode ser desconfortável para alguns. Nem todos se sentem à vontade com o contato físico, especialmente em um ambiente público. Respeite o espaço pessoal dos indivíduos e ofereça alternativas que não envolvam o toque físico. Talvez uma mulher possa estar ao lado de um homem desconhecido ou que não tenha nenhum tipo de amizade; isso não é apropriado.

Já vi pregadores mandarem olhar para o outro e dizerem que se amam, ou fazerem carinho. Essas práticas não são adequadas, mesmo que você esteja somente com pessoas da mesma congregação. Isso é totalmente desnecessário e inadequado.

Quando o pregador está escalado, as pessoas já ficam preocupadas com a certeza de que ele vai fazer algo desse tipo. Há pessoas que nem vão para a igreja nesse dia por causa disso. Faça sua pregação e deixe as pessoas em paz; elas estão indo para ouvir, não para interagir umas com as outras. Jesus nunca usou essa técnica para pregar o evangelho. Não é momento de interação; ao contrário do que muitos pensam, isso não melhora a pregação. A Palavra de Deus não precisa disso para alcançar os corações.

Certifique-se de que sua linguagem não seja ofensiva ou discriminatória. Evite fazer comentários que possam ser interpretados como críticos ou insensíveis. Uma pregação deve ser edificante e encorajadora, não uma fonte de vergonha ou constrangimento.

Cuidado ao citar exemplos ou testemunhos. Se for algo muito pessoal, mas que você acha que vai edificar a igreja, é melhor perguntar à pessoa se pode citá-la em sua mensagem. Muito cuidado com isso; há pregadores que fazem brincadeiras usando o nome das pessoas que estão assistindo à pregação. É preciso certificar-se de que pode mesmo brincar assim ou não.

Outra coisa que acontece e é muito constrangedora é o pregador ficar perguntando ao pastor se está certo o que ele está falando. É lógico que o pastor não vai ficar corrigindo o pregador enquanto ele prega, e se falar algo que está errado, pode trazer grande constrangimento ao pastor e comprometê-lo. Eu acho isso muito chato quando o pregador fica perguntando: ‘Não é isso, pastor?’. Faça a sua pregação e não envolva os outros a confirmarem o que você está falando.

Quando pregar, evite olhar fixamente ou direcionar suas palavras para uma única pessoa. Isso pode fazer com que a pessoa se sinta exposta ou julgada. Em vez disso, procure distribuir seu olhar por toda a congregação, criando um ambiente inclusivo e acolhedor. Talvez você esteja falando sobre dízimo; nesse momento, olhar diretamente para uma pessoa que não dá o dízimo pode ser delicado. Portanto, tente não focar apenas nela. Lembre-se de que Deus falará com cada coração individualmente, e não é sua função julgar. Sua pregação deve ser edificante e acolhedora para todos.

Lembre-se de que sua congregação é composta por pessoas de diferentes origens, experiências e sensibilidades. Não arrisque sua pregação com coisas assim. A boa Palavra toca no coração, e a pessoa se sente constrangida por dentro pela voz do Espírito Santo. Você não precisa inventar nada para motivar o seu público; basta se preparar e trazer uma palavra edificante. Fazendo isso, seu público estará bem envolvido com a pregação.

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.