sigaEle

Paciência, eu tenho?

Paciência, eu tenho?

Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Salmos 40:1

Paciência é algo muito difícil para a maioria das pessoas. Vivemos num mundo em que ter paciência é cada vez mais desafiador. E você, tem paciência? Se você fosse avaliar de 0 a 10 o seu nível de paciência, considerando que 0 é sem paciência e 10 é muito paciente, qual número você escolheria?

Para muitos de nós, esperar está fora de cogitação. Mandamos uma mensagem pelo WhatsApp e queremos uma resposta instantânea. Não nos importamos se a pessoa do outro lado está ocupada ou até mesmo longe do celular, o que é muito raro. Logo, perdemos a paciência porque a resposta não vem. Existe até um ditado popular: ‘Deus tarda, mas não falha’. Será que Deus tarda? Claro que não. Deus faz as coisas no tempo certo, pois Ele é o dono do tempo. Nós devemos aguardar o melhor de Deus, e esse melhor só vem no tempo certo.

O Salmista Davi afirma: ‘Esperei com paciência no Senhor’. Ele esperou, preferiu aguardar o tempo de Deus. E você, o que está fazendo com suas preocupações? Você espera ou tenta agilizar as coisas dando seu próprio jeito? Eu já experimentei isso e não foi bom. Paulo fala conosco através da carta aos Romanos 5.1-6 sobre a paciência. Ele diz que a paciência produz experiência, e a experiência produz esperança; e a esperança não traz confusão. É algo para pensarmos: se eu não exercitar a paciência, não posso ver com detalhes aquilo que Deus está fazendo em minha vida. Só conseguimos ver os detalhes quando observamos com paciência. Aliás, a observação exige paciência.

se esperamos o que não vemos, com paciência esperamos,” por que esperamos? Simplesmente porque confiamos, esperar também é confiar. Romanos 8.25-28

Voltando ao Livro de Salmos 40, podemos perceber o testemunho de Davi. Ele diz: ‘Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim.’ Só se inclina quem é maior do que o outro. É interessante pensar que quando uma criança fala conosco, nós nos inclinamos para ouvi-la. E por que fazemos isso? Fazemos porque ela é menor do que nós, e queremos compreender melhor o que ela quer de nós e dar-lhe mais atenção. Dessa forma, o Senhor se inclina para nós. Certamente, é uma atitude de quem quer dar atenção. Não é tremendo perceber que Deus se inclina para nos ouvir? Salmos 113.5 diz que Deus se curva para ver o que está nos céus e na terra. Isso é sinal de respeito às nossas aflições e dilemas das nossas vidas. É um Deus que nos ama e nos respeita, e certamente está ouvindo a sua voz.

No versículo 3 do Salmo 40, Deus põe um novo cântico. Será que Davi estava falando que Deus deu a ele uma nova música? Talvez Deus tenha dado sim, porém essa expressão vai muito além do que simplesmente uma nova música. Nesse novo cântico, não é possível definir ritmo, harmonia e melodia. Não são acordes que vão embelezar o cântico, e não é também uma bela voz. Não, é muito além disso. Esse novo cântico é um cântico de gratidão, algo que vem de um coração grato. Ele nasce de alguém que esperou e teve muita paciência, recebendo assim a sua recompensa. Davi entendeu bem o que Deus fez em sua vida. Por isso, esse é um novo cântico. Ele não pode ser expressado com palavras. Ele é o resultado, assim como está registrado em Hebreus 13.15: ‘Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus, sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.’ Que esse novo cântico ressoe em seu coração.

Feliz é aquele que põe a sua confiança no Senhor”, afirma o salmista. Portanto, confie no Senhor, espere Nele e não desanime, pois as batalhas são grandes, mas o que Deus tem para você é ainda maior. Enquanto espera, procure aprender e pare para observar o que o Senhor está lhe ensinando e fazendo por você. Então, você vai dizer, como o salmista no versículo 5 do Salmo 40: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.” Você não vai conseguir contar tudo aquilo que Deus fará por você.

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima