Faça o seu melhor
“Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que con-tribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” Romanos 12:7,8
É muito comum vermos talentos nas igrejas. Pessoas que pregam, cantam, tocam, lideram, ensinam… Deus distribuiu dons a cada um de nós. E é lindo ver irmãos servindo com dedicação. Porém, há uma realidade preocupante: muitos não buscam o aperfeiçoamento.
A ideia de que "isso aqui já está bom para a igreja" limita o crescimento e desonra o potencial que Deus nos deu.
Muitos pregam e ensinam, mas nunca fizeram um curso de teologia. Outros cantam, mas não procuram melhorar sua técnica. Músicos tocam bem o suficiente para o culto, mas não buscam aperfeiçoamento ou formação.
Pergunte-se: Quantos músicos, professores ou líderes da sua igreja são realmente preparados? A maioria só faz o básico. Paulo nos ensinou:
“Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Romanos 12:7). O trabalho para Deus exige dedicação e excelência.
Vejo programas de talentos infantis. Crianças cantando lindamente. Muitas não são cristãs, mas 90% fizeram curso de música. Seus pais investiram porque enxergaram um dom. E nós? Temos talentos dados por Deus e muitas vezes não fazemos nada com eles. Será que Deus está satisfeito?
Alguns dizem: “Deus capacita”. É verdade. Ele nos capacita espiritualmente. Mas isso não anula nossa responsabilidade de estudar, aprender e crescer tecnicamente. Deus merece o nosso melhor.
Jesus disse: “Os filhos deste mundo são mais sagazes entre si, na conquista dos seus interesses, do que os filhos da luz” (Lucas 16:8b).
Infelizmente, muitos cristãos vivem acomodados. Esperam que a igreja capacite, mas não buscam por si mesmos. O problema está em nós. A dedicação que vemos em outras religiões é, muitas vezes, maior do que vemos nas igrejas evangélicas.
Pessoas faltam aos cultos por qualquer motivo. Chegam atrasadas. Desprezam a Escola Bíblica. Não têm compromisso com a obra nem com o irmão. Isso não é exceção, é regra em muitos lugares.
A graça virou desculpa?
Será que, por não exigirmos sacrifícios como outras religiões, nos tornamos relaxados? A graça não deveria nos acomodar, mas nos impulsionar a fazer mais — por gratidão.
Precisamos mudar
Chega de desculpas. Se fazemos o nosso melhor no trabalho, nos estudos, nos esportes… por que não fazer o melhor para Deus?
Devemos mudar nossa forma de pensar. Ao invés de dizer “está bom assim”, devemos pensar:
"Vou investir no meu ministério para fazer algo mais excelente para o Senhor."
A igreja precisa mudar urgentemente. Deus não merece sobras. Ele merece excelência.
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3:23).
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.