Atitude para mudar!
O cérebro humano, naturalmente, não quer gastar energia. Não tem como esperar a vontade de mudar — é preciso atitude. Não pode relaxar. Naturalmente, queremos mais descansar do que trabalhar, queremos mais as coisas que são fáceis do que as que são difíceis. Criamos barreiras enormes para aprender coisas novas, arrumamos muitas desculpas. Você já parou para pensar que a maioria das pessoas sabe usar as redes sociais e ninguém ensinou a elas como usar? Isso mesmo, elas aprenderam sozinhas. Não porque é fácil, mas porque quiseram aprender. Então, o interesse criou a motivação e elas aprenderam. Fazem coisas como utilizar aplicativos divertidos, alterar fotos e outras coisas mais. Fazem porque decidiram fazer, e pronto. Quando aparece um desafio novo que nem sempre dá prazer, mas é necessário, colocamos grandes obstáculos.
Temos que deixar as desculpas de lado e pôr a mão na massa. Temos que enfrentar a realidade e ir em frente, persistir, continuar, forçar a barra mesmo, para poder alcançar o objetivo que queremos. Crie sua agenda e se esforce para cumpri-la. Vai perceber que vai virar rotina e, então, depois que virar rotina, você se acostuma com o novo modelo de vida.
É preciso conhecer a si mesmo, saber qual o seu tempo, como você funciona melhor, quem você é, suas fraquezas e limitações. Há pessoas que funcionam melhor à noite, outras de dia. Outras precisam de silêncio para se concentrar, para outras não tem problema o que está acontecendo ao redor. É necessário buscar a melhor forma para fazer as suas atividades.
Cuidado com sonhos grandes. Sonhar sem chegar lá, esquecendo-se que existe uma trajetória, é muito ilusório, muito fantasioso. É preciso focar nas etapas, sem perder o alvo. Vamos pensar por etapas: quais as primeiras conquistas que temos pela frente? Vejamos o primeiro desafio para investir nele. O desafio de hoje será um degrau para a conquista de amanhã. Portanto, precisa de muito foco e de ser bem feito. Não pule etapas. Se tentar pular, pode ser que tenha que voltar em uma delas novamente para revisar. Ninguém chega no alto sem ir de degrau em degrau. Valorize cada etapa vencida.
É preciso disciplina, organização e foco. Que você possa, agora, iniciar sua jornada. E não se esqueça do que está escrito em Provérbios 16:1:
“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.”
VAMOS REFLETIR
1. Quais desculpas eu mais uso quando preciso começar algo novo ou difícil?
2. Tenho esperado "vontade" para mudar, ou tomado atitudes mesmo sem motivação?
3. Sei quais são as melhores condições para eu render mais (horário, ambiente, ritmo)? Estou usando isso a meu favor?
SEU DESAFIO
Crie uma pequena rotina diária (de no máximo 30 minutos) para investir em algo que você quer muito conquistar. Coloque na sua agenda e se comprometa a cumprir por 7 dias seguidos. Ao final da semana, avalie como foi a experiência e o que mudou em você.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.