Perdendo tempo
Onde você gasta mais o seu tempo? Esse tempo investido tem trazido benefício para você? Você se preocupa com seu tempo?
O tempo é precioso; só sentiremos falta quando as forças se acabarem, especialmente quando somos jovens, com energia e saúde. Só quando a capacidade de agir (nossas "forças") diminui, seja por idade avançada, doença ou esgotamento, é que nos damos conta de quanto tempo tínhamos e não aproveitamos ou usamos sabiamente. É como ter um recurso ilimitado que só percebemos que era finito quando ele começa a se esgotar.
Sempre é tempo de recomeçar, porém, o tempo que foi perdido é o sucesso que foi adiado. O tempo não para e passa rápido. O que você está fazendo hoje refletirá em seu futuro. Você precisa começar a investir hoje.
“Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.” — Isaías 55:2
Pão aqui é necessidade, é aquilo que é importante de fato. O escritor não está falando somente de alimento, mas daquilo que é importante para as nossas vidas, daquilo que produz frutos, aquilo que realmente tem valor.
Redes sociais, séries, filmes, novelas, jogos e outros ocupam um tempo considerável em nossas vidas. É um lazer, porém, é preciso dosar o tempo de uso.
Devemos nos perguntar: Será que vale a pena perder tanto tempo assim? Esses entretenimentos têm nos ajudado a crescer? É um bom lazer, se usado de maneira disciplinada. É uma satisfação momentânea, parece até que é muito bom, porém, se não for usado de maneira controlada, acaba tirando muito do nosso tempo, tornando-o inútil. Se for para crescimento, é bom usar; porém, se não for, é bom controlar.
Conversas inúteis por horas, falar somente por falar, assuntos intermináveis e que não têm nenhum resultado final, que não resolvem nada nem edificam, são grandes ladrões de tempo. O que estamos fazendo com o nosso tempo? Precisamos começar a filtrar o que de fato edifica e o que não edifica. É necessário entender que o lazer é importante, mas, se o tempo de lazer for maior do que o tempo investido em algo que vai trazer crescimento, então estamos jogando tempo fora.
Precisamos aprender a valorizar nosso tempo.
VAMOS REFLETIR
1. O que tenho feito diariamente que realmente contribui para o meu crescimento pessoal, espiritual ou profissional?
2. Quanto tempo tenho investido em coisas passageiras em comparação com o que é eterno ou realmente significativo?
3. Se eu continuar usando meu tempo da mesma forma que hoje, onde estarei daqui a cinco anos?
SEU DESAFIO
Durante esta semana, escolha um hábito que consome muito do seu tempo (como redes sociais, séries ou conversas improdutivas) e reduza esse tempo pela metade. Use esse tempo livre para investir em algo que traga crescimento — como leitura bíblica, estudo, oração, aprendizado ou tempo de qualidade com alguém.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.