Livros

OS DOIS FILHOS

"Qual dos dois fez a vontade do pai? " "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Mateus 21:31

Essa parábola acontece por causa de uma pergunta feita pelos chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos. Ela está no versículo 23 do capítulo 21 de Mateus:

“Jesus entrou no templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo e perguntaram: "Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade? " Mateus 21:23

Jesus havia entrado em Jerusalém montado em um jumentinho, sendo aclamado. A multidão gritava:

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!” (21:9)

Ele purificou o templo, expulsando os comerciantes (21:12–17), curou cegos e mancos (21:14), e não negou a adoração que vinha das crianças (21:16).

Jesus, porém, os desafia a responder uma pergunta que Ele faria. Vamos ler:

²⁴ Respondeu Jesus: "Eu também lhes farei uma pergunta. Se vocês me responderem, eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas. ²⁵ De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens? " Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’ ²⁶ Mas se dissermos: ‘dos homens’ — temos medo do povo, pois todos consideram João um profeta". ²⁷ Eles responderam a Jesus: "Não sabemos". E ele lhes disse: "Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas". Mateus 21:24-27

Eles de fato ficaram embaraçados, sem saber o que fazer. Então Jesus lhes propõe uma parábola, a fim de mostrar a importância da obediência a Deus:

²⁸ "O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. ²⁹ "E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de idéia e foi. ³⁰ "O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi. ³¹ "Qual dos dois fez a vontade do pai? " "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Mateus 21:28-31

Vamos analisar a condição do pai e dos dois filhos:




O PAI


O pai tem uma vinha que precisa de trabalhadores. Então ele faz o mesmo convite para os dois filhos.

O convite é igual para todos. Deus tem chamado a todos para participar, mas o Pai espera uma ação de cada um de nós.




O PRIMEIRO FILHO


²⁸ "O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. ²⁹ "E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de idéia e foi. Mateus 21:28,29

O primeiro filho era resistente, desobediente e respondão — uma atitude de rebeldia, pois o pai deu uma ordem e ele não acatou.

Muitos filhos hoje estão assim, dizem “não” para o pai, e essa atitude machuca o coração do pai.

Mas esse filho, que disse “não”, arrependeu-se, mudou de ideia e foi trabalhar.

Ele parece ter refletido com calma e avaliou o quanto era importante obedecer. Arrependido do que fez, foi cumprir a ordem do pai.

Imagine a alegria desse pai! Quando isso acontece, os pais, movidos pela alegria do arrependimento, logo deixam de lado a resposta rude e se alegram, enchendo o coração de orgulho. Que bom que ele se arrependeu!

Ele respondeu de forma errada, sim. Não mostrou respeito, foi frio na hora do pedido do pai.

Porém, depois se mostrou interessado — valorizou o pai, lembrou-se de como o pai e a vinha eram importantes.

Percebeu que obedecer não é um sacrifício, mas algo bom e agradável.

A recompensa pela obediência é maravilhosa e vem acompanhada de muitos benefícios. Então, ele fez o que era certo: voltou e trabalhou.




O SEGUNDO FILHO


³⁰ "O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi. Mateus 21:30

O segundo filho, aparentemente obediente, demonstra respeito ao dizer: “Sim, senhor!”

No primeiro momento, parece encher o coração do pai de alegria. Ele diz “sim”, sem questionar — parece obediente e respeitoso.

Que diferença do primeiro filho! Porém, ele estava mentindo.

Disse “sim”, mas por dentro já planejava não ir. Sua resposta foi enganosa.

Quantos filhos têm feito isso com seus pais — uma aparência de obediência, mas sem verdade no coração. Parecem bons, mas no fundo não são. Seu respeito é apenas da boca pra fora.

Ele priorizou suas próprias vontades e desejos, esquecendo que o pai é quem o sustenta e cuida dele. Quando um filho nega a vontade do pai, está ignorando todos os benefícios que o pai oferece.

Ele não deu valor à vinha. Tudo que o pai desejava era que seus filhos valorizassem o trabalho da vinha — e ele não valorizou.

O filho queria os benefícios do Reino, mas não o trabalho árduo. Queria o que o pai tinha para oferecer, mas não queria contribuir com o pai.

Fico imaginando o coração do pai, que confiou nele e, por um instante, se alegrou, mas logo descobriu que havia sido enganado pelo próprio filho.




A GRANDE QUESTÃO


³¹ "Qual dos dois fez a vontade do pai? " "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Mateus 21:31

Está claro que o primeiro fez a vontade do pai. Mesmo respondendo de forma ríspida, ele se arrependeu.

Olhando para o pai, vemos que ele é justo e quer que todos trabalhem com ele. O pai continua dando a mesma ordem para cada um de nós.

O Pai representa Deus, e a vinha representa o Seu Reino ou a Sua obra. Ele chama a todos para trabalhar em Sua vinha.

Essa parábola não era apenas uma história, mas um espelho da realidade: Deus está chamando pessoas — homens, mulheres, jovens, crianças — sem distinção de raça, posição social ou capacidade.

Quem vai negar ao chamado de Deus?

Mas Jesus conclui a parábola mostrando o que realmente queria dizer: “Os publicanos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês.”

Olha que interessante: era para eles entrarem primeiro, porém, por negligenciarem o trabalho do Reino, estão sendo ultrapassados.

³² Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele". Mateus 21:32

O problema não era só a desobediência, mas a desobediência consciente. Os mestres e líderes religiosos sabiam o que precisavam fazer e não faziam. Conheciam a Deus e a Sua Palavra, mas, mesmo com todo esse conhecimento, eram apenas religiosos, como o segundo filho — sem um coração arrependido.

Muitos crentes hoje andam assim: são puramente religiosos, não se envolvem com o trabalho da vinha, arrumam desculpas, dizem que vão, mas não vão. Como o segundo filho, priorizam a própria vida. Sabem que a vinha existe, sabem do desejo do Pai, sabem que é uma ordem, mas não dão importância. Preferem desfrutar dos benefícios do Reino, mas não querem o trabalho árduo.

Estamos agora diante do Pai, eu e você. Com qual filho vamos nos parecer? Será que vamos ignorar a ordem de Deus?

Talvez estejamos na posição do primeiro filho — dizendo “não” até aqui —, mas hoje temos a oportunidade de refletir e dizer “sim”, arrependidos pelos “nãos” que já demos.

Agora é o momento em que Jesus pergunta novamente: “Qual fez a vontade do Pai?” Será que continuaremos ignorando a vontade do Pai, mesmo sabendo que ela é real? Hoje podemos mudar completamente nossas atitudes — e isso só acontece quando há arrependimento sincero.

Vamos continuar na religiosidade ou vamos mergulhar mais fundo? Vamos deixar as desculpas e encarar a realidade?

A decisão é nossa — minha e sua. Não podemos transferir para ninguém. Não adianta mentir para Deus nem apresentar desculpas. Ele sabe se o que estamos falando é verdade ou apenas aparência.

Graças a Deus, temos hoje uma nova oportunidade. Que você seja como o primeiro filho: arrependa-se e faça o seu melhor. Dê orgulho ao Pai e trabalhe em Sua vinha.

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

Você receberá mensagens direto em seu e-mail. Mande um e-mail para nos solicitando. sigaelejesus@gmai.com

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.