Não Dê Motivos!
“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.” 1 Timóteo 4:12
O que se espera de um jovem? Muitas vezes, o que se espera é que ele cometa erros. Aí usamos a tão famosa frase: “É coisa de jovem, jovem é assim mesmo.” Mas será que tem que ser assim? Claro que não!
Paulo aconselha a Timóteo, a quem ele considera como um filho, a ser alguém exemplar. Ele diz: “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem.” Ele está dizendo para Timóteo não dar motivos para falarem mal dele. Timóteo é um jovem pastor, e a responsabilidade é dobrada, pois precisa provar para todos que é responsável e capaz de exercer sua função. Muitos poderiam estar pensando que, pelo fato de ser jovem, ele não teria competência. Mas o conselho de Paulo é claro: "não dê motivos". Pelo contrário, seja exemplo em tudo: trate bem as pessoas, tenha um bom procedimento, conheça e domine a Palavra de Deus, trate com amor e dê exemplo de fé e pureza. Não deixe que ninguém despreze a tua mocidade.
Essa é a vontade de Paulo para Timóteo. Tenho conhecido jovens assim, que me dão orgulho, e que ninguém tem autoridade para falar mal deles. É muito bom quando isso acontece. Muitas pessoas têm desprezado os jovens, porém, Deus chamou os jovens para fazerem a diferença, para triunfarem. Então, dedique sua juventude a Deus e seja exemplo onde você estiver.
Paulo escreve a carta para Timóteo a fim de orientá-lo sobre a vida pastoral. Creio que foi um grande desafio para ele: ser pastor de pessoas com mais idade e experiência. Porém, ele não poderia se acovardar. Entre todas as coisas, Paulo dá ênfase à necessidade de Timóteo estar sempre lendo a Palavra, pois nela ele encontra o caminho para vencer. Que você também possa fazer isso. Não deixe de ler diariamente, para que cresça e encontre orientações para sua vida.
E você, como está a sua vida? Como você é conhecido na sua escola? Na sua família? Na sua igreja? Qual é a sua fama? Você é um bom exemplo para os outros jovens? Será que os pais de outros jovens gostam de ver seus filhos andando com você? Será que você seria alguém confiável para um cargo importante na sua igreja? Ou alguém que seria indicado facilmente para um bom emprego? São coisas para se pensar.
Se você não é assim, comece a rever sua postura. Peça ajuda a Deus. Certamente você pode reverter esse quadro. E verá o quanto é bom ter uma boa fama, ser bem falado, ser exemplo entre os outros. Você vai ver que vale a pena. Comece já a perceber esses detalhes na sua vida. Seja um vencedor.
Pensar assim é a melhor forma de viver. Pessoas assim não desanimam, sempre encontram uma solução, seguem a vida com mais leveza, têm esperança. E diferente do que se diz por aí — que a esperança é a última que morre — a nossa esperança não morre, ela vive eternamente: é Cristo Jesus. É viver eternamente com Ele.
Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem. Deus abençoe a tua vida!
VAMOS REFLETIR
1. Qual tem sido a minha reputação entre meus amigos, família e igreja?
2. Tenho dado motivos para que os outros desacreditem do meu testemunho cristão?
3. De que forma posso me tornar um exemplo maior em amor, fé, palavra e pureza?
RESUMO
“Não dê motivos. Pelo contrário, seja exemplo.”
“Deus chamou os jovens para fazerem a diferença.”
“Você vai ver que vale a pena ser bem falado e ser exemplo entre os outros.”
“É muito melhor vencer sendo exemplo do que ser lembrado pelos erros.”
SEU DESAFIO
Converse com alguém mais experiente da sua igreja (um líder ou irmão mais velho na fé) e peça um conselho: “O que você faria diferente se fosse jovem hoje?” Ouça com atenção, anote e ore pedindo a Deus sabedoria para aplicar o que aprender.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.