Vocês são fortes
Você é forte, pois habita em você o vigor da juventude, o desejo de conquistar, a disposição para realizar. Você é uma força na igreja e tem a capacidade de fazer grandes coisas. Os jovens estão nos púlpitos adorando a Deus com vozes e instrumentos, operando som e imagem, nas mídias sociais, no evangelismo e muito mais. Porém, tanta força precisa ser direcionada, aproveitada e aplicada da maneira correta.
Sua força precisa estar em Deus. Você precisa orar, buscar e viver experiências com Ele. Também é importante aprender com quem já passou pela juventude e tem bagagem no Reino. Além disso, compartilhe o que você já aprendeu com a geração que está chegando. Você já foi criança, adolescente, sabe como é viver essa fase — agora está enfrentando a vida de uma maneira diferente.
Seja qual for a sua experiência, boa ou ruim, ela servirá para orientar outros sobre o que devem ou não fazer. Muitos pensam que você, por ser jovem, não pode ensinar. Pode sim! Vá e faça discípulos. Abra os olhos para ver o que o Senhor pode fazer através da sua vida. Não fique apenas observando — faça parte dos planos de Deus.
Não seja forte como Sansão, que desobedecia a Deus mesmo sabendo que sua força vinha do Senhor. Mesmo tendo uma missão importante, ele estava mais preocupado em agradar a si mesmo e fazer sua própria vontade. Tornou-se vaidoso.
Não permita que a vaidade entre no seu coração. Não pense que é melhor que os outros, que pode mais, ou que, por ser jovem, é superior aos que já viveram essa fase. O jovem vaidoso não busca conselhos dos mais experientes, pensa que sua força é suficiente e não é humilde.
Cuidado! Você tem força, mas ainda não tem experiência. É capaz de realizar muitas coisas, mas ainda não passou por certas situações que os mais velhos já enfrentaram. Pense bem antes de agir.
Sansão usou sua força de maneira errada e teve um fim trágico. Morreu junto com seus inimigos. Certamente, esse não era o fim que ele desejava. Não era dessa forma que sua história deveria terminar. Mas ele achou que sua força era suficiente e se esqueceu do mais importante: a sabedoria. Essa ele desprezou.
É isso que acontece com o jovem que não tem a mente de Cristo — desperdiça tempo e força. E quando a juventude passa, olha para trás e se arrepende das besteiras que fez. É melhor pensar antes de agir. É melhor não ter do que se arrepender.
O caminho da obediência e da sabedoria nem sempre é o mais fácil, mas com certeza é o melhor e o que traz maior satisfação.
VAMOS REFLETIR
1. Tenho usado minha força e juventude para cumprir os propósitos de Deus ou apenas para satisfazer meus próprios desejos?
2. Tenho sido humilde o suficiente para ouvir conselhos e aprender com quem já tem mais experiência no Reino?
3. Será que estou valorizando mais a minha força ou estou buscando a sabedoria que vem de Deus?>
RESUMO
"Você é uma força na igreja e tem a capacidade de realizar."
"Tanta força assim precisa ser direcionada, aproveitada e aplicada de maneira correta."
"Não fique só olhando, faça parte dos planos de Deus."
"Não seja forte como Sansão, que desobedecia mesmo sabendo de onde vinha sua força."
"Cuidado: você tem força, mas não experiência."
"O jovem vaidoso pensa que sua força é suficiente, mas despreza a sabedoria."
"É melhor pensar antes de fazer, é melhor não ter do que se arrepender."
"Certamente, o caminho da obediência e da sabedoria não é o mais fácil, mas é o melhor e o que traz maior satisfação."
SEU DESAFIO
Você é forte, mas sua força precisa ter direção. Nesta semana, desafie-se a usar sua energia não para agradar a si mesmo, mas para servir a Deus e abençoar outros. Busque conselho, compartilhe o que aprendeu e escolha a sabedoria em vez da vaidade. Que sua força seja uma ferramenta nas mãos de Deus — e não um motivo de queda.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.