Livros

Tudo tem seu tempo

Às vezes, fico observando as pessoas; elas estão tão apegadas a um cargo ou a uma determinada posição na igreja que não percebem que há tempo para todas as coisas e espaço para todos. Existem pessoas que só trabalham na igreja se possuírem um cargo; caso contrário, não se envolvem. Se for outra pessoa liderando, elas simplesmente não comparecem, não colaboram. Outras são tão apegadas que não querem ceder a oportunidade, não deixam a liderança, não dão lugar, e, consequentemente, também não fazem discípulos, com medo de perder seu cargo. Não podemos esquecer que o reino de Deus precisa crescer e que precisamos ensinar outras pessoas; Jesus ordenou que fizéssemos discípulos.

Existem pessoas que estão há muitos anos em seus cargos porque não há ninguém para assumir; faltam pessoas ou elas não querem assumir responsabilidades. Até aí tudo bem; se há obra, precisamos estar prontos para ajudar. Porém, quando não compreendemos que tudo tem seu tempo, ficamos frustrados. É muito importante entender que, ao entregar um cargo ou sair de um grupo, Deus dará outras oportunidades. Se consigo trabalhar com esse entendimento, vou prosseguir na igreja sem dificuldades. O que é seu, aquilo que Deus lhe reservou, será seu; você sempre terá um espaço na igreja. Nem sempre precisamos de destaque ou ter nosso nome na lista de cargos da igreja.

O grande problema é que muitos não entendem que o trabalho é o mais importante e que o cargo é apenas uma consequência desse trabalho. Conheço pessoas muito interessantes que trabalham muito na igreja; são ativas e confiáveis para muitas tarefas. Elas não se importam se têm um cargo ou não; querem trabalhar. Essas pessoas compreenderam como funciona o reino de Deus: trabalham com o objetivo de ajudar e não buscam os holofotes. Por outro lado, também conheço pessoas que, mesmo tendo capacidade e sendo chamadas por Deus e pela igreja, não querem se envolver. Isso é um problema sério, causa falta na igreja e a obra sofre. Precisamos fazer nossa parte; se você foi chamado, vá, pois Deus irá ajudá-lo. Você precisa desenvolver seu dom, assumir aquilo que Deus o chamou para fazer.

Por outro lado, é curioso observar que há pessoas que desejam um cargo, mas não mantêm uma presença constante na igreja; comparecem a um culto e faltam a dois, vêm uma semana e na seguinte não aparecem. No entanto, vivem reclamando da falta de oportunidades, criticam a liderança e afirmam que o trabalho não está sendo realizado corretamente. A igreja precisa, de fato, de pessoas verdadeiramente comprometidas, que estejam totalmente engajadas e com uma presença significativa. Como a liderança pode contar com alguém se, a cada evento marcado, essa pessoa não comparece ou, quando comparece, não colabora? Assim, a situação se torna complicada.

Agora, vamos ajustar as coisas: Não se pode ser egoísta a ponto de não querer passar o cargo e ensinar os outros, como se fosse o dono da situação. Não se deve contribuir apenas com o próprio departamento ou ministério, a ponto de não auxiliar nos outros trabalhos da igreja. Não se deve temer assumir um cargo; a igreja precisa de você. Se você se sente chamado e a igreja solicita, então vá; Deus está no comando e te ajudará. Não se deve ficar observando quem está liderando, pensando que aquele lugar deveria ser seu. É necessário dar as mãos ao líder e ajudá-lo a desenvolver o trabalho, contribuir e estar pronto para tudo, visando o crescimento do reino. É preciso saber que tudo tem seu tempo. Deus nos ensina constantemente e nos capacita a cada momento de nossas vidas; precisamos aprender com Ele. Lembro-me do que o Apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios em sua primeira carta: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (I Coríntios 15:58). O trabalho é para o Senhor; temos uma missão e não podemos esquecer que não estamos trabalhando para líderes nem para o pastor, mas sim para Deus.

Também não podemos esquecer que fazemos parte de um corpo, conforme registrado em Efésios 4:15-16: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo para sua edificação em amor”. O trabalho precisa ser feito com amor, mergulhando de coração na obra, amando o irmão, a igreja, o pastor, mesmo com falhas, pois também somos falhos. É bom lembrar-se disso.

Claudio H. C. Duarte.

Demonstre sua reação!

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

Você receberá mensagens direto em seu e-mail. Mande um e-mail para nos solicitando. sigaelejesus@gmai.com

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.