Sigaele Jesus

Quebrando Barreiras

"Jesus respondeu: 'Mulher, grande é a tua fé! Seja conforme desejas.' E naquele mesmo instante a sua filha foi curada." - Mateus 15:28

Viver neste mundo não tem sido fácil; torna-se ainda mais difícil quando enfrentamos um problema que é impossível de resolver com nossas próprias forças. Ter foco e persistência com nossos objetivos é fundamental. Como você tem encarado suas dificuldades? Quando o problema é demasiadamente difícil e parece impossível de resolver, a tendência é desistir. Não queremos enfrentar a situação, muitas vezes cansados de tanto lutar. Muitas pessoas vivem em lutas grandiosas e diárias. Como sobreviver diante de toda afronta que a vida nos propõe? A Bíblia nos ensina, através de uma mulher, que podemos ignorar nosso orgulho e estar dispostos a perder para poder ganhar. É uma sabedoria que precisa ser adquirida; a grande maioria das pessoas não quer perder, porém, às vezes é necessário.

QUEM É ESSA MULHER?

É importante entender quem é essa mulher, pois ela traz consigo características de alguém que sabe o que quer, uma pessoa decidida e persistente em seus propósitos. Ela é cananeia: "Uma mulher cananeia, natural dali" - Mateus 15:22. A Bíblia descreve que ela é uma mulher cananeia, grega de origem siro-fenícia, como é relatado em Marcos 7.26. Ela era uma estrangeira, não era serva de Deus, não possuía a mesma fé que os judeus, não adorava o mesmo Deus.

UM PROBLEMA IMPOSSÍVEL

"Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito" - Mateus 15:22.

Essa mulher vai até Jesus porque seu problema é muito grave: uma filha endemoninhada. Como alguém poderia ajudá-la? Alguém doente ou sem dinheiro pode de alguma forma fazer algo para melhorar as coisas, mas o que fazer quando se tem alguém endemoninhado dentro de casa? Ainda mais sendo cananeia, visto que não entendia as coisas espirituais. Porém, ela sabia que o problema da filha não era um quadro clínico, mas sim um problema espiritual. Segundo o relato de Marcos 7.24, Jesus entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse. Talvez quisesse parar um pouco, descansar ou algo parecido, mas ele não conseguiu. E o motivo pelo qual ele não conseguiu é que uma mulher lançou-se aos seus pés, suplicando pela libertação da filha endemoninhada. Ela deixa sua filha e vai à procura de Jesus. Porém, ao chegar até ele, ela encontra barreiras difíceis demais de derrubar. Vejamos quais são.

A INDIFERENÇA

²³ Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: "Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós". Mateus 15:23

Quando ela clama a Jesus e já anuncia seu problema, Jesus não lhe responde nada. Você já conversou com alguém que trata o seu problema com indiferença? Quando você fala do seu sofrimento, essa pessoa ignora totalmente, como se dissesse: "Isso não é problema meu". Para muitas pessoas, isso já seria motivo suficiente para desistir. Temos muita dificuldade quando alguém nos trata com indiferença; a indiferença é terrível, pois faz com que pensemos que não somos nada, trazendo à tona sentimentos de humilhação e insignificância. Se você já se sentiu assim, pode imaginar o que essa mulher sentiu ao não ser respondida, ao não ter atenção. Não é momento de questionar o que Jesus está fazendo, pois ele sabe o que faz. Mas é momento de observar a reação da mulher. Aqui cabe uma pergunta: Como reagiríamos diante dessa situação? Por muito menos, desistiríamos.

A SOLIDÃO

Ela estava sozinha, não tinha ninguém que pudesse ajudá-la naquele momento. Talvez as únicas pessoas que poderiam ter compaixão fossem os discípulos, e estes ainda agravaram mais a situação, dizendo: "Despede-a, porque vem gritando atrás de nós". No entendimento dos discípulos, ela estava incomodando o mestre, e então queriam finalizar logo aquele momento.

Às vezes, assim como os discípulos, ignoramos pessoas e, ao invés de ajudar, ainda damos um jeitinho para atrapalhar. Cabe aqui uma profunda reflexão sobre nós mesmos: Será que estamos colaborando para que pessoas se afastem de Deus? A solidão é um sentimento terrível, que não depende apenas de ter pessoas perto de nós. Às vezes, estamos em um lugar cheio de pessoas e nos sentimos sozinhos.

O problema dessa mulher era tão grave que, mesmo que houvesse várias pessoas ao seu redor, por não ter uma solução, ela se sentiria sozinha. E você, como está no momento? Sabe quando tem um problema e ninguém tem condições de te ajudar? Esse é o sentimento dessa mulher. Não é bom ficar pensando em solidão. Quando pensamos que estamos sós, esquecemos que Deus está conosco e que ainda existem muitas coisas a fazer para mudar nossa situação.

Aquela mulher enxerga não a solidão, mas um fio de esperança. Pode ser um fio bem fino, mas havia esperança, e se havia, ela estava pronta para se agarrar naquele fio. Então, ela ignora todo o sentimento de solidão, a maneira como os discípulos a trataram, e segue rumo ao seu principal objetivo: a libertação de sua filha. Parece que ela estava tapando os ouvidos para não ouvir as coisas ruins, mas estava firmemente olhando para Jesus, disposta a tudo para alcançar a vitória. E você? Tem dado ouvidos ao que as pessoas estão dizendo a seu respeito? Geralmente, quando nos preocupamos muito com o que as pessoas dizem ou fazem contra nós, não conseguimos enxergar e perdemos o foco de nosso objetivo, caindo na desistência.

A REJEIÇÃO

Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel". Mateus 15:24

Ela poderia ficar decepcionada, pois veio especialmente para pedir um grande favor. O Jesus Cristo que cura, salva e liberta poderia ajudá-la. Ela tinha certeza de que era chegar perto de Jesus, fazer seu pedido, e Jesus iria libertar sua filha. Era o que ela ouvia falar de Jesus. Por isso, ela teve fé, porque as pessoas chegavam perto de Jesus e logo eram curadas. A mulher tinha certeza da sua vitória, e é impressionante a forma como ela se comporta.

Ela não traz a filha até Jesus; acredita que Jesus poderia curá-la apenas falando com ela. Fico pensando como o coração dela encheu de esperança quando ouviu falar que tinha alguém que poderia resolver o problema da sua filha. Jesus era a única esperança. Ao ouvir falar dele, foi ao seu encontro o mais rápido que pôde. Porém, a resposta de Jesus não foi das melhores. Ele diz: "Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel." Simplesmente é como se dissesse: "Eu não vou resolver teu problema, você não está nos meus planos. Eu vim para Israel, e você é cananeia." E agora? O que você faria com mais essa?

É muito difícil ouvir das pessoas que você não merece receber aquilo que deseja ou necessita. Talvez você se sinta assim hoje, sem mérito de nada, e por isso você nem ora mais, porque acha que Deus não vai te abençoar. Porém, ela não desiste, toma uma atitude totalmente diferente. Ao invés de se sentir rejeitada, ela ignora o sentimento de rejeição e corre atrás da única alternativa que está na frente dela. Nada importa; ela está disposta a buscar a sua bênção.

Em Mateus 15.25, ela chega mais próximo e adora a Jesus, pedindo: "Senhor, socorre-me." É importante refletir sobre isso. No versículo 22, ela declara que Jesus é o Messias, mesmo sendo cananeia. O fato de ela dizer "filho de Davi" revela isso, pois essa expressão é um título messiânico. Se ela entendia o que estava falando, não sabemos, mas é muito forte quando alguém fala dessa forma com Jesus.

Outra questão é que ela o adora; adorar aqui é prostrar-se, humilhar-se e reconhecer. Em seguida, ela reconhece que Jesus é Senhor. Que grande atitude, não é mesmo? Ela se humilhou porque sabia que estava pedindo socorro a quem poderia resolver o seu problema. Ela não desiste, pois tem um sério problema dentro de casa.

A DECEPÇÃO

²⁷ Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos". Mateus 15:27

Mesmo com sua sequência de atitudes e esforços para alcançar a sua bênção sendo frustrados, ainda há algo mais para ela enfrentar. A resposta de Jesus não poderia ser pior: "Não é bom pegar no pão dos filhos e dar aos cachorrinhos." Agora, eu acho que nós desistiríamos. Como diz a expressão: "Essa foi à gota d'água", excedeu todos os limites. Não tem como acontecer nada mesmo. Jesus a comparou com cachorrinhos. Você pode imaginar isso? Em outras palavras, Jesus está dizendo que não pode desperdiçar as suas bênçãos preciosas com ela, porque ela não merece essas bênçãos. Com essa resposta, daria para ir para casa, não é mesmo? Mas essa mulher é realmente persistente e demonstra ser muito inteligente com a sua resposta. Ela diz: "Mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores." Percebe que ela sabe com quem está falando? Para ela, Jesus é tão poderoso que não precisa de muita coisa; o mínimo que ele quiser fazer por ela, migalhas de bênçãos, seria o suficiente para resolver o problema dela.

É impressionante o pensamento dessa mulher. Com essa resposta, ela está dizendo assim: "Jesus, me dê a sobra, o resto, o que não se aproveita, o que cai da mesa." Ela chega ao estágio mais alto de humilhação, porém, ela entende que Jesus pode resolver o problema dela de maneira muito fácil, sem fazer esforço, pois Jesus é poderoso. Tem mais um detalhe que gostaria de compartilhar. Lembra o que Jesus disse: "Não é bom"? Lembra que ela está agarrada a qualquer fio de esperança? Ela entende que, quando Jesus está dizendo "Não é bom", não é o mesmo que dizer "Não vou dar do meu pão". A sua esperança está nos mínimos detalhes. Ah, se eu pudesse conversar com ela e perguntar o que ela estava sentindo naquele momento! Como foi que ela enxergou a esperança em meio a tanto desprezo!

Como precisamos aprender com ela! Entender o que Jesus fala e ter esperança! A resposta de Jesus ainda deixa um fio de esperança. Você enxergaria essa possibilidade? A verdade é que desistimos de tudo com muita facilidade. Nesse momento, quando desistimos, perdemos nossa bênção. Mas ela não. Muito pelo contrário, ela diz: "Senhor, eu quero o que o Senhor tiver para me dar, porque eu sei que isso me basta." Não estamos falando de humilhação de buscar migalhas de bênçãos, estamos falando de uma resposta inteligente a Jesus. Estamos falando de uma grande sabedoria de alguém que sabe que Jesus é todo-poderoso e que nada que vem dele é desperdício. Estou querendo te dizer que em meio a situações difíceis, não podemos usar a emoção para resolver as coisas. Não adianta ficar chorando, se derramando, quando temos que agir. Jesus estava testando a fé daquela mulher.

Não posso acreditar que Jesus simplesmente iria ignorar o seu problema e deixá-la lá com sua filha endemoninhada. Não, eu entendo que Jesus mostrou para todos que estava ali, que mesmo ela sendo uma mulher cananeia, tinha fé para resolver seu problema. Jesus quer provocar em mim e em você mudanças e despertar em nós não somente sua compaixão, mas mostrar que somos capazes de chegar diante dele de cabeça erguida e conversar com ele, argumentar, dizer o que queremos. Tudo que passamos, todas as dificuldades, são para nosso crescimento. Não adianta nada olhar para a vida e ficar se lamentando. O que devemos fazer é tentar entender que existe propósito e que podemos crescer através desse sofrimento e sair vitoriosos.

A CONQUISTA

²⁸ Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada. Mateus 15:28

Jesus fica feliz com a atitude da mulher. Ele diz: "Grande é a tua fé." Jesus reconhece que aquela mulher veio até ele com muita fé, pois a resposta dela foi marcante. A demonstração de fé e persistência faz com que ela seja abençoada por Jesus. Posso imaginar o que essa mulher contou para suas vizinhas e suas amigas. O que ela falou de Jesus e como ela lutou para conseguir sua bênção. Ela deve ter dito: "Foi difícil, mas eu persisti e fui até o fim. Não saí de lá enquanto não recebesse a minha bênção."

Recebendo o impacto da resposta negativa, ela não se deixou abater. Ela para, reorganiza seus pensamentos, pensa no que vai falar e dá uma das melhores respostas mencionadas na Bíblia. Ela conversa com Jesus com inteligência, sem perder a noção de quem é. Aquela mulher não sai da sua posição de serva, mas demonstra que precisa muito da bênção, e naquela mesma hora a filha dela ficou liberta. Sua fé é admirável.

Talvez não estejamos presos em um presídio, entretanto, podemos estar presos em algo que estamos vivendo e não conseguimos sair da prisão. O que estamos fazendo nessa prisão? Será que estamos somente lamentando ou reclamando o tempo todo com Deus e com os outros? Precisamos rever nossa vida para que tudo mude ao nosso redor. Talvez isso dependa de nós.

Não se deixe abater Quantos de nós desistimos na primeira barreira? Nós que conhecemos Jesus, sabemos quem ele é, estudamos sobre ele, temos experiências com ele. Quantas vezes desistimos com facilidade das coisas, nem chegamos a lutar? Precisamos parar de murmurar. É necessário responder a Jesus de maneira inteligente. Muitos têm tentado negociar com ele, usando até mesmo a Bíblia para cobrar dele soluções. Essa mulher continuou na posição humilde de adoradora, mas não abriu mão do direito de pelo menos receber as migalhas que, aparentemente, são migalhas. Na verdade, não são, porque ela sabia que o que vem de Jesus, mesmo sendo pouco aos nossos olhos, é muita coisa. Desde o princípio, quando ela chega perto de Jesus e vem gritando, ela demonstra que é uma pessoa que não desiste de seus propósitos, mesmo em meio às dificuldades.

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 16

Leia na Bíblia ⇣

Mateus 15:22-28


²² Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito".
²³ Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: "Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós".
²⁴ Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel".
²⁵ A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, ajuda-me! "
²⁶ Ele respondeu: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".
²⁷ Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos".
²⁸ Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.
Mateus 15:22-28



Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.