Sigaele Jesus

4 Atitudes, 3 Benefícios

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14

O que Deus espera de nós? Quais são as atitudes que nos aproximam de Deus? O livro de Crônicas nos traz um relato bem interessante sobre isso. Buscando na Palavra de Deus, encontramos instruções sobre como viver uma vida mais próxima d'Ele, como tratar nosso próximo e viver melhor. Enfim, muitas instruções para uma qualidade cristã muito boa. Quero falar sobre uma parte contida em 2 Crônicas 7:14.

Primeiramente, preciso começar com Davi. Nasce em seu coração o desejo de construir uma casa para o Senhor. Davi olha para o seu palácio e também para onde está a arca da aliança. Ele faz uma comparação e percebe que é preciso um lugar melhor para as coisas sagradas do Senhor. Então, Davi chama o profeta Natã (1 Cr. 17:1-2). Naquela mesma noite, Natã tem um sonho e transmite o recado do Senhor para Davi, dizendo que ele não construiria o templo, mas que seu filho o faria.

Essa atitude de Deus não entristece Davi; muito pelo contrário, ele entra na tenda e ora ao Senhor: “Então, o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: ‘Quem sou eu, ó Senhor Deus, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto? E, como se isso não bastasse para ti, ó Deus, tu falaste sobre o futuro da família deste teu servo. Tens me tratado como um homem de grande importância, ó Senhor Deus’. ‘O que mais Davi poderá dizer-te por honrares o teu servo? Tu conheces o teu servo’” (1 Crônicas 17:16-18).

RECONHECIMENTO

"O templo que vou construir será grande, pois o nosso Deus é maior do que todos os outros deuses. Mas quem é capaz de construir um templo para ele, visto que os céus não podem contê-lo, nem mesmo os mais altos céus? Quem sou eu, então, para lhe construir um templo, a não ser como um lugar para queimar sacrifícios perante ele?” 2 Crônicas 2:5,6

Salomão, agora rei, reconhece a necessidade de construir o templo e o faz com grande alegria, com a intenção de oferecer o melhor para Deus. Mesmo tendo recursos para isso, ele está ciente de que, mesmo ao fazer o seu melhor, isso não se compara à glória de Deus.

Salomão reconhece sua própria limitação diante da grandeza e do poder de Deus, bem como a magnitude da obra que está realizando. Apesar disso, ele crê que sua oferta será aceita, pois ela nasce de um coração sincero que busca agradar a Deus. O reconhecimento é crucial em nossas vidas. Todos aqueles que servem a Deus precisam reconhecer quem Ele é. Não podemos, de forma alguma, pensar que os dons que temos nos tornam excelentes, pois sem a presença do Senhor em nós, não somos nada.

Chegando o grande dia da inauguração, todos estavam prontos para a grande festa: sacerdotes, levitas e o povo. Ao iniciar os louvores, a presença do Senhor se torna real naquele lugar, uma nuvem enche o templo de tal forma que os sacerdotes já não podiam desempenhar seu serviço (2 Cr. 5.13,14). Salomão então faz uma oração diante de todos. Nessa oração, ele pede a Deus que confirme as promessas feitas a seu pai Davi, suplica para que Deus ouça as orações vindas daquele lugar e para que ofereça perdão aos arrependidos.

A oração de Salomão é notável. Ele suplica a Deus por proteção, aceitação do sacrifício, livramento e perdão dos pecados. Parece que Salomão tem o desejo sincero de agradar a Deus e compreende que para os olhos de Deus estarem voltados para aquele lugar, é necessário que o coração esteja voltado para Deus.

O que nos garante estar na presença do Senhor é, de fato, uma vida dedicada a Ele. Precisamos nos arrepender constantemente, pois pecamos devido à nossa natureza falha. No entanto, o fato de pecarmos não pode se tornar um costume. Isso não nos serve de justificativa para viver uma vida de pecado. É essencial que nos afastemos do mal continuamente, visto que nosso coração é falho e enganoso.

A resposta do Senhor vem de acordo com o conteúdo da oração de Salomão. Deus confirma tudo o que foi pedido e promete que estaria sempre presente ali, contudo, condiciona Sua presença à obediência do povo.

4 ATITUDES

O Senhor pede quatro atitudes para que o povo possa permanecer em Sua presença. A primeira é se humilhar. A humilhação é o reconhecimento de nossa pequenez diante de Deus, é a entrega total, é saber que há Alguém maior do que nós que governa nossas vidas. É também reconhecer nossos limites e nos prostrarmos em adoração.

A segunda atitude é a oração. Depois de nos humilharmos, podemos nos dirigir a Deus em oração. A oração sem humildade não tem valor nem sentido. Após a humilhação, nossa oração se torna mais sincera, mais pura, e nossa entrega é mais completa. Temos mais liberdade para nos comunicarmos com Deus.

A terceira atitude é buscar. Precisamos buscar ao Senhor intensamente, com o desejo de experimentar Seu amor e perdão, perseverando até que nossa busca seja recompensada. Buscar requer persistência; somente quem tem um objetivo claro persevera na busca.

A quarta atitude é afastar-se dos maus caminhos. Para nos aproximarmos de Deus, precisamos reconhecer o mal e nos distanciarmos dele. Devemos permanecer vigilantes diante das artimanhas do inimigo, pois ele é astuto e seus planos são sedutores. Se não conseguirmos nos afastar do mal, não seremos capazes de nos aproximar de Deus.

3 BENEFÍCIOS

Fazendo todas essas coisas, o Senhor nos abençoa e nos concede diversos benefícios. O primeiro deles é que Ele nos ouve. É reconfortante saber que Deus nos escuta, mesmo sendo tão pequenos como um grão de areia, Ele nos ouve atentamente.

O segundo benefício é o perdão. Mesmo que vacilemos às vezes, mesmo que não consigamos fazer a vontade de Deus constantemente, Ele nos assegura o perdão. Isso nos traz alívio da culpa e Ele remove o fardo pesado, oferecendo-nos o perdão dos pecados.

O terceiro benefício é a cura. Deus nos cura de todo mal. Quando falamos de cura, muitas vezes pensamos apenas em doenças físicas, mas a cura aqui é muito mais abrangente. Ela alcança nossas emoções, nosso intelecto e todo o nosso ser. Deus promete curar nossa terra, transformando tudo ao nosso redor.

Que possamos tomar essas quatro atitudes para desfrutar de uma vida vitoriosa em Cristo.

Autor: Claudio H. C. Duarte
Mensagem nº 35
Setembro de 2023

Leia na Bíblia >>

2 Crônicas 7:11-22


¹¹ Quando Salomão acabou de construir o templo do Senhor e o palácio real, executando bem tudo o que tinha em mente realizar no templo do Senhor e em seu próprio palácio,
¹² o Senhor lhe apareceu de noite e disse: "Ouvi sua oração, e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios.
¹³ "Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga,
¹⁴ se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
¹⁵ De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.
¹⁶ Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão.
¹⁷ "E se você andar segundo a minha vontade como fez seu pai Davi e fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas leis,
¹⁸ firmarei o seu trono, conforme a aliança que fiz com Davi, seu pai, quando lhe disse: ‘Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel’.
¹⁹ "Mas, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os decretos e os mandamentos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los,
²⁰ desarraigarei Israel da minha terra, que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Farei que ele se torne motivo de zombaria entre todos os povos.
²¹ E embora agora este templo seja imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo? ’
²² E a resposta será: ‘Porque abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os tirou do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso ele trouxe sobre eles toda esta desgraça".
2 Crônicas 7:11-22



Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.