Sigaele Jesus

O que você tem em casa?

“Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não. faltará, até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.” I Reis 17.14

A crise vem, seja ela de qualquer forma para nos destruir e nesse momento somos testados. Se nós cremos em Deus, entendemos que o momento de crise, também é momento de aprendizado. Nessa hora o Senhor parece não falar muito, pois Ele está ensinando em silêncio. Isso não é abandono, às vezes precisamos aprender na prática, no sofrimento, pois, de outra forma não conseguiríamos aprender.

O profeta Elias estava vivendo muitas experiências com Deus. Elias precisava aprender muito da parte do Senhor. Ele estava sendo preparado para uma grande obra que o Senhor iria fazer pelas mãos dele, porém, sua caminhada não seria fácil. A primeira vez que ele aparece na Bíblia é quando Acabe começa a reinar sobre Israel (I Reis 17.1). A Bíblia descreve Acabe como um terrível rei, em I Reis 16.3 desobedeceu ao Senhor mais do que todos que vieram antes dele. Além disso, ele casou com Jezabel, uma mulher de outra nação, filha do rei dos Sidônios que servia a baal. Não se conformando apenas com isso, o rei se encurvou perante baal e levantou um altar em Samaria. No versículo 33 diz que ele irritou ao Senhor mais do que todos, é nesse contexto que aparece Elias. Muitas das vezes nós queremos que Deus nos chame para administrar coisas fáceis. Quando deparamos com algo difícil de fazer é comum dizer não. Certamente Elias teria uma difícil tarefa pela frente, algo que ia impactar toda sua história. O ministério de Elias não seria fácil, porém, ele precisava contar com o Senhor para vencer todas as etapas. Quando nos deparamos com situações de grande dificuldade, precisamos compreender que é o Senhor quem nos sustenta, pela nossa força não vamos vencer. Pelo nosso entendimento não vamos resolver, por mais que nos preparemos para isso, precisamos sim nos preparar, orar, buscar e nos envolver com Deus, entretanto, por mais estranho que pareça, Deus faz coisas que aos nossos olhos parecem ser absurdas.

É muito difícil compreender os propósitos de Deus. Ao meditar sobre essa passagem bíblica podemos extrair lições poderosas para a nossa vida. Vamos então meditar um pouco? Pelo menos quatro personagens relevantes nós podemos enxergar nesse capítulo. O primeiro personagem é um Rei, cujo reinado está distante de Deus, idólatra, casando-se com uma mulher idólatra de outro reino, sem interesse algum nas coisas de Deus. O segundo é um profeta, homem de Deus, sendo tratado pelo próprio Deus, para enfrentar toda adversidade que iria encontrar pela frente. Um homem entregue totalmente ao serviço do Senhor. O terceiro é uma mulher, pobre, sem esperança, cansada de lutar, esperando somente o dia da morte, uma mulher que obedece ao Senhor, precisando aprender também do Senhor e conhecer seus milagres. O quarto é Deus, lutando pelo seu povo, por aqueles homens e mulheres fiéis que não aceitam a situação pecaminosa de Israel, ainda que diante de um quadro terrível, Deus vai a procura de seus adoradores e não os abandona. Nesse cenário difícil, vamos tentar aprender com esses personagens e aplicar em nossas vidas o melhor de Deus.

O SUSTENDO DE DEUS

Ao declarar para Acabe a profecia de que não haveria chuva nem orvalho sobre Israel durante três anos, Deus, para proteger o profeta, o envia para o ribeiro de Querite. Lá o Senhor o sustentava com pão e carne, através de um corvo que levava para ele de manhã e de noite o alimento, a água ele bebia do ribeiro. Até que chega um momento em que o ribeiro secou por falta de chuva. Nesse instante Deus manda Elias para Sarepta, e lá ele iria ser sustentado por uma viúva.

Se fosse você no lugar de Elias, qual seria seu pensamento? Alguns sentimentos poderiam estar envolvendo ele, um sentimento comum seria o de humilhação. Certamente Elias não estava confortável com aquela situação. Como se não bastasse o que aprendeu lá no ribeiro, ele precisava aprender ainda mais. Ele jamais poderia imaginar que seria sustentado por uma viúva. Elias poderia pensar: Eu sou um profeta de Deus, por que Deus me deixou passar por isso, não poderia Ele mesmo prover as coisas para mim? Quando Elias encontra a viúva e pede um pedaço de pão, declara algo que seria impactante, disse ela: Eu só tenho em casa um pouco de farinha e azeite, eu e meu filho vamos comer e morrer. Imagina Elias tendo que pedir para uma mulher que só tem o sustendo dela e do filho, pensa no constrangimento que passou, porém ele precisava obedecer a voz de Deus e foi assim que ele fez.

OBEDIÊNCIA

Aquela viúva estava no seu limite, quando ela diz que vai morrer, significa que já tentou de tudo, já orou, se esforçou e nada adiantou. Ela só tinha o último recurso e imaginava que seria para os últimos dias de sua vida. Restava para ela um sentimento de impotência e de incapacidade, era o fim, nada e ninguém poderiam fazer algo por ela. Não era apenas uma situação momentânea, certamente essa mulher já vinha há dias pensando nesse último dia, talvez pensasse ela: O que vou fazer, meus recursos estão acabando. Quantos de nós vivemos ansiosos, preocupados, contando os dias para o dia da derrota. A luta diária e as dificuldades às vezes nos convencem de que nada mais vai acontecer. Porém a atitude da mulher é muito interessante. Entre fazer a última refeição, a provisão para sua casa e obedecer ao Senhor, ela escolhe obedecer. Você pode até por um momento perder a esperança, mas não deixe de obedecer. A palavra do profeta para ela é: A farinha e o azeite não vão acabar até que Deus traga chuva sobre a terra, e assim aconteceu: Não faltou farinha nem azeite, Deus proveu na vida dela todos os dias a alimento diário.

MOMENTOS DIFÍCEIS

Precisamos aprender que nem todo problema é consequência de pecado, mas é Deus nos ensinando. Quando tudo estava bem, a mulher e sua casa tinham o sustento diário, algo terrível acontece, seu filho morre de uma doença. Agora a mulher vem diante de Elias e faz cobranças, relaciona a morte do filho com os pecados que ela havia cometido, porém, não era esse o problema. Acontece que Deus quer fazer algo na vida da viúva e na vida de Elias. Existem coisas que Deus quer nos ensinar. Ela recebeu do Senhor algo que não esperava, como ela mesmo disse, ela e seu filho iam morrer, então, porque agora culpa ao Profeta e a Deus pela morte do seu filho. No momento do desespero falamos coisas que não deveríamos falar, a sua reclamação perante o profeta é terrível, como pode ela pensar que Deus veio para matar o filho dela se Deus mesmo trouxe a provisão para que eles não morressem? Às vezes estamos tão cegos espiritualmente que não somos capazes nem de agradecer o que Deus fez. Eu sei que é muito difícil, ainda mais em uma situação como essa. E você o que faria nessa situação?

Precisamos aprender a tomar atitude no momento difícil Elias também faz a sua oração e reclama com Deus, porém não fica chorando, pega o menino leva para o quarto e clama ao Senhor pedindo para devolver a vida e Deus assim o concede. Então a mãe da criança, diante do milagre declara que agora entende quem é Deus e que Ele é a verdade.

O QUE VOCÊ TEM EM CASA?

Qual é o seu último recurso? Talvez você não tenha mais esperança. O que você precisa é se entregar nas mãos do Senhor e confiar que Ele vai fazer, ainda que você tenha que repartir seu ultimo recurso. Eu sei, às vezes parece que Deus está pegando pesado com a gente, mas quando ele pega pesado assim é porque vamos aprender muita coisa com Ele. Deus está formando o nosso caráter, está dia-a-dia nos moldando com o objetivo de chegarmos mais perto Dele. Finalmente agora aquela mulher declara que o Senhor é poderoso e provedor, com a sua própria experiência de vida.

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 3

Leia na Bíblia ⇣

I Reis 17:1-24


1 Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: "Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra". 2 Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias:
3 "Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão.
4 Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá".
5 E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá.
6 Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.
7 Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva.
8 Então a palavra do Senhor veio a Elias:
9 "Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida".
10 E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: "Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber? "
11 Enquanto ela ia indo buscar água, ele gritou: "Por favor, traga também um pedaço de pão".
12 "Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu, "não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. "
13 Elias, porém, lhe disse: "Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho.
14 Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ ".
15 Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família.
16 Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias.
17 Algum tempo depois o filho da mulher, dona da casa, ficou doente, foi piorando e finalmente parou de respirar.
18 E a mulher reclamou a Elias: "Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho? "
19 "Dê-me o seu filho", respondeu Elias. Ele o apanhou dos braços dela, levou-o para o quarto de cima onde estava hospedado, e o pôs em cima da cama.
20 Então clamou ao Senhor: "Ó Senhor, meu Deus, trouxeste também desgraça sobre esta viúva, com quem estou hospedado, fazendo morrer o seu filho? "
21 Então ele se deitou sobre o menino três vezes e clamou ao Senhor: "Ó Senhor, meu Deus, faze voltar a vida a este menino! "
22 O Senhor ouviu o clamor de Elias, e a vida voltou ao menino, e ele viveu.
23 Então Elias levou o menino para baixo, entregou-o à mãe e disse: "Veja, seu filho está vivo! "
24 Então a mulher disse a Elias: "Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade".

Claudio H. C. Duarte
Mensagem nº 3

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.