Sigaele Jesus

NÃO DESISTA!

Você já se sentiu frustrado com alguma coisa? Já teve a sensação de ser um fracassado diante de uma situação em que perdeu toda esperança? Acredito que sim, muitos de nós já experimentamos esses sentimentos. É extremamente difícil investir tanto em algo e, após tanta dedicação, perceber que as coisas não saíram como esperado.

Será que tudo realmente acabou? Vamos analisar o que aconteceu com os discípulos no caminho de Emaús e tentar entender o que eles vivenciaram, por que decidiram retornar e o motivo de sua grande frustração.

PRESENÇA

Em Lucas 24.13-35, encontramos a história de duas pessoas que a Bíblia identifica como discípulos a caminho de Emaús. Eles estavam imersos em frustração, sentindo-se como se tivessem feito um investimento que não prosperou. Esses homens haviam se dedicado a Jesus, mas, com a Sua morte, parecia que tudo havia terminado, e restava-lhes apenas retornar para casa.

Conforme caminhavam e conversavam, Jesus se aproximou e começou a andar ao lado deles. O versículo 16 menciona que ‘os olhos deles estavam impedidos de reconhecê-lo’. Por que estariam ‘fechados’? Havia algo que Jesus precisava abordar com eles. Era necessário que sentissem Sua presença de uma forma mais intensa e distinta, não apenas reconhecendo Sua presença física, mas compreendendo verdadeiramente quem Ele era e refletindo sobre o que haviam ouvido, mas ainda não haviam assimilado. Quantas vezes ouvimos e vivenciamos situações sem realmente entender ou refletir para compreender plenamente o ocorrido? Naquele momento, não era oportuno que reconhecessem Jesus; era essencial que entendessem os eventos além da convicção em seus corações de que Ele estava morto. Afinal, ver alguém que se sabe morto ressuscitar pode gerar dúvidas. Eles poderiam ter pensado que era alguém parecido, mas a certeza do fim não lhes permitia perceber quem estava ao seu lado.

TRISTEZA

Quantas vezes a tristeza já bateu à nossa porta? Lidar com esse sentimento é um grande desafio. Os discípulos se surpreenderam quando Jesus lhes perguntou sobre os eventos recentes, pois o que acontecera era conhecido por todos. Eles então começaram a falar sobre Jesus, descrevendo-o como um homem justo, um profeta poderoso em obras diante de Deus e do povo, mas que havia morrido. O sentimento predominante era de profunda tristeza e frustração.

A esperança parecia ter se dissipado. Eles esperavam que Jesus fosse o restaurador de Israel, mas não compreenderam a verdadeira mensagem. Hoje, muitas pessoas dentro das igrejas também não compreendem a mensagem, não entendem o motivo pelo qual servem a Deus. Elas anseiam por prosperidade financeira, cura, entre outras bênçãos, mas esquecem que o propósito central do evangelho é a salvação. Embora seja verdade que Deus pode nos abençoar, prosperar e curar, nosso foco principal deve ser a salvação.

É lamentável que os discípulos não tenham compreendido a mensagem. Eles conheciam Jesus, testemunharam o milagre, mas não acreditaram. Já era o terceiro dia após a crucificação, e as mulheres que foram ao sepulcro não encontraram seu corpo, testemunhando que Ele não estava lá. Jesus havia pregado e ensinado sobre Sua morte e ressurreição, sobre o sofrimento que deveria enfrentar e todos os eventos que deveriam ocorrer, mas eles não entenderam a mensagem. Será que estamos compreendendo o que Jesus está nos dizendo? Estamos atentos à verdadeira pregação do evangelho que fala sobre o retorno de Cristo, ou estamos apenas preocupados com nossa vida terrena? Desejamos todas as coisas materiais aqui, mas esquecemos que o foco da mensagem é o retorno de Cristo. Poucas igrejas pregam sobre o fim dos tempos. É um desafio, não é mesmo? Devemos voltar nossa atenção para a vinda de Cristo e nos preparar para isso, pois esse é o cerne da mensagem do evangelho. Muitas pessoas sofrem hoje pela falta desse entendimento.

RECONHECIMENTO

Após Jesus elucidar novamente todos os eventos que deveriam acontecer, a conversa se tornou tão envolvente que os discípulos O convidaram a permanecer com eles. Aceitando o convite, Jesus se juntou a eles à mesa e, ao partir e abençoar o pão, Se revelou. Naquele instante, os olhos dos discípulos se abriram e reconheceram que a pessoa com quem compartilhavam a refeição era, de fato, Jesus. Agora, compreendiam plenamente que tudo o que haviam ouvido e visto era verdadeiro: Jesus é o Messias autêntico, o portador da salvação.

Eles refletiram entre si: ‘Não ardia o nosso coração enquanto Ele falava conosco pelo caminho e nos explicava as Escrituras?’ Enquanto Jesus lhes falava, sentiam intensamente o poder divino, como se o próprio Deus estivesse em diálogo com eles, na verdade estava. Pergunto-lhe: você ainda sente seu coração arder quando Jesus fala? Ele está se comunicando constantemente, seja na igreja, nas ruas, através de um louvor ou na vida de alguém. Você percebe Deus falando com você? Impulsionados por essa revelação, eles retornaram imediatamente a Jerusalém e encontraram os outros discípulos reunidos.

É essencial que busquemos Deus diariamente, procurando compreender a verdadeira mensagem do evangelho e o que Deus está nos dizendo, em vez de nos apegarmos a mensagens superficiais que apenas alimentam nosso ego e satisfazem nossos desejos terrenos. Que possamos acreditar no poder da ressurreição e da vida eterna.

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 1


Lucas 24:13-35 >>

Lucas 24:13-35


13 Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém.
14 No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido.
15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles;
16 mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.
17 Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?" Eles pararam, com os rostos entristecidos.
18 Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?"
19 "Que coisas?", perguntou ele. "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.
20 Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram;
21 e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.
22 Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro
23 e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram ter tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo.
24 Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram."
25 Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!
26 Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?"
27 E, começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.
28 Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante.
29 Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles.
30 Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles.
31 Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles.
32 Perguntaram-se um ao outro: "Não estava queimando o nosso coração enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?"
33 Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jerusalém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos,
34 que diziam: "É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!"
35 Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.