Sigaele Jesus

LIBERTOS DO PECADO

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36

Um dia, Deus resolveu criar o planeta Terra. Fez tudo perfeito, criou o ser humano e o colocou num jardim, dando-lhe a responsabilidade de cuidar e disponibilizando tudo para ele. O homem podia desfrutar de tudo o que existia naquele lugar; era tudo perfeito. Aquele casal tinha tudo o que precisava, não lhes faltava nada. Deus se relacionava com eles, tudo era muito bom. Entretanto, decidiram ser independentes, desobedecendo a Deus e fazendo o que não deveriam fazer. Assim, perderam a comunhão com Deus, a paz, e passaram a conhecer o mal. Esta é a história do Gênesis, o início da criação.

Deus não deixou de amar a humanidade; não desistiu de nós. Então, criou um plano para nos livrar do pecado e trazer de volta a comunhão que tinha no início. Não seria possível fazer isso de imediato, mas Ele nos mostrou o caminho de volta. Se quisermos retornar para Deus, ao convívio perfeito do jardim do Éden, podemos; basta crer na palavra que liberta, o próprio Jesus. Ele é a Palavra de Deus.

Merecíamos a morte; a atitude do ser humano resultou nisso. Deus poderia ter nos abandonado, destruído, feito tudo de novo; mas Ele não fez isso. Senão, Ele seria um ditador, 'aquele que não fizesse sua vontade seria eliminado'. Mas Deus é justo e deu direito ao homem até mesmo de pecar; porém ofereceu uma nova chance.

Agora somos livres; mas livres de quê? Livres do pecado, da morte e de nós mesmos. Ele nos libertou para que pudéssemos ter vida e vida eterna. Antes, estávamos condenados à morte; agora, com Cristo, recebemos de volta à vida.

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:23

“Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.” 1 Coríntios 15:21,22

DE QUE FORMA SOMOS LIVRES?

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!” Romanos 6:14,15

O homem natural peca deliberadamente, sem se preocupar se está agradando ou não a Deus. Ele pensa que é livre, mas na verdade é escravo do pecado, visto que faz a vontade dele. O homem regenerado em Cristo vive para Ele e não quer mais desagradar a Deus. Se ele vive para agradar a Deus, logo não é mais escravo do pecado; o pecado não o domina mais. Isso não quer dizer que ele não vá pecar, pois é impossível não pecar; no entanto, agora ele tem controle sobre o pecado. Então, ele peca quando quer? Não. Significa que ainda existe uma natureza humana nele que o leva a pecar, e às vezes ele não resistirá, cederá. Apesar disso, o homem espiritual não deseja pecar; isso causa profunda tristeza nele. O homem espiritual não tem paz para pecar; ele não fica bem e precisa logo pedir perdão a Deus e restaurar imediatamente a comunhão. Ou seja, esse homem vive uma verdadeira guerra, mas agora, como o pecado não o domina, ele consegue escapar muitas vezes e agradar a Deus. A graça dá poder para isso; ela capacita os crentes a viverem uma vida justa e santa, sendo capacitados pelo Espírito Santo para obedecerem a Deus e se afastarem do pecado.

SOMOS DIFERENTES DO MUNDO

1 João 3:1 - Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

João deseja nos mostrar quem verdadeiramente somos e o que devemos fazer. O apóstolo ministra uma aula sobre pecado, lei e graça. Ele começa dizendo que Deus nos ama, e não somente nos ama, mas também nos adotou como filhos. Isso gerou uma consequência: o mundo não nos reconhece, ou seja, não aceita ou não entende a nossa nova forma de viver. Isso ocorre porque ele não O conheceu da mesma maneira como nós O conhecemos.

MAS, AINDA NÃO MUDAMOS COMPLETAMENTE

1 João 3:2,3 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. ³ Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

Ainda vivemos como seres humanos, sujeitos ao pecado; não somos totalmente como Cristo é. A transformação aconteceu, mudamos de vida, porém ainda habita em nós a natureza humana. Só seremos totalmente transformados quando Ele voltar. Enquanto isso não acontece, devemos nos purificar da mesma forma como Ele é puro, ou seja, nos esforçar para viver uma vida pura. Isso é natural daquele que foi liberto; quem é livre do pecado deseja se parecer mais com Cristo.

O PECADO NÃO NOS DOMINA

1 João 3:4-6 - Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. ⁵ Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.⁶ Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.

Há uma grande diferença entre nós e o mundo; não vivemos praticando o pecado. Aqui temos uma comparação da nossa vida com Cristo: Nele não há pecado, e em nós também não pode haver. Quem permanece no pecado não está nele; pecamos por causa da nossa natureza, que ainda não abandonamos totalmente, mas Cristo se manifestou para tirar os nossos pecados. Somente aquele que não tem pecado pode fazer isso.

SOMOS NASCIDO DE DEUS

1 João 3:7-11 - Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

A diferença é muito clara: quem pratica a justiça é justo. Não praticamos o pecado, mas sim a justiça. Deus se manifestou para destruir as obras do diabo em nossas vidas. Tudo o que ele fazia conosco não pode mais acontecer, porque somos semelhantes a Cristo. A semente de Deus está em nós; por isso, não há condições de vivermos no pecado, é incompatível. Se o Espírito Santo habita em nós, é impossível que tenhamos prazer numa vida de pecado. Se tivermos, então não somos de Cristo. A semente de Deus foi plantada em nossos corações; o Espírito Santo nos dá condições de gerar frutos de justiça.

Filipenses 1:9-11- ⁹ Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, ¹⁰ para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,¹¹ cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

SOMOS LIBERTOS PARA AMAR UNS AOS OUTROS

"Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas. Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia. Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade." 1 João 3:11-18

Somos libertos dos sentimentos de inveja, soberba e ódio; de todo sentimento ruim contra o nosso próximo. Sabemos que somos salvos pelo fato de amar o nosso irmão e conhecemos o amor, porque conhecemos o amor de Cristo. Se entendemos o que Ele fez na cruz, devemos também fazer o mesmo pelo próximo. Ele diz: 'Devemos dar a vida pelos nossos irmãos', o que significa que muitas vezes vamos ter que sacrificar nossas vontades em prol dos outros; isso é dar a vida. Não ser egoísta, ceder mais. Quando fazemos isso, estamos dizendo para o mundo que conhecemos a Deus. À medida que melhoramos o relacionamento com as pessoas, nos livramos de muitos pecados, deixamos de falar mal das pessoas, julgamos menos, ajudamos mais. Quem julga muito não olha para si mesmo, acha que é melhor que os outros, não consegue enxergar suas próprias falhas e não evolui.

"Pois vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor." - Gálatas 5:13

SOMOS LIBERTOS DE NÓS MESMOS

"Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele, quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu." 1 João 3:19-24

Somos libertos de nós mesmos porque amamos a verdade; nosso coração não nos engana mais, pois temos a mente de Cristo. Agora, podemos saber quando o nosso coração nos condena ou não. Então, receberemos o que pedimos, porque o nosso pedido passa a estar conforme os mandamentos de Deus. O cristão verdadeiro não pedirá coisas ruins ou que não estão em conformidade com a Palavra de Deus. Tudo o que queremos é agradar a Deus, por isso, nossas orações são atendidas; até mesmo quando sofremos, sabemos que tudo está nas mãos de Deus e que Ele tem propósitos até mesmo na dor. É claro que às vezes provocamos nossas próprias dores, mas até nisso Deus age, nos perdoando e ensinando. Se obedecemos a Deus, o Espírito Santo permanece em nós.

CONCLUSÃO

De tudo o que aprendemos com João, é notório que somos livres do poder do pecado. No entanto, o pecado ainda está em nós porque somos humanos e nossa natureza foi manchada desde o princípio, quando Adão pecou. Jesus veio para nos libertar do domínio do pecado. Agora, temos força para nos afastar do pecado e condições de nos aproximarmos mais de Deus. Não podemos dar desculpas, pois o Espírito Santo habita dentro de nós e podemos restaurar a comunhão com Deus nesta vida. Quando Ele voltar, estaremos totalmente livres e nossa natureza humana será exterminada, seremos totalmente transformados.

O QUE DEVEMOS FAZER?

Precisamos nos aproximar mais de Deus, e podemos fazer isso através da oração e da meditação diária na Palavra de Deus. Cada vez que nos aproximamos mais, nos distanciamos mais do pecado. Se você ainda não recebeu Jesus em seu coração e deseja ser transformado para viver a vontade de Deus, basta fazer uma oração: 'Senhor Jesus, eu te recebo como meu Senhor e Salvador da minha vida. Não quero mais viver como antes, desejo andar nos teus caminhos e viver livre do pecado'. Se você orar de coração, tenho certeza de que sentirá algo diferente e sua vida começará a mudar, pois o Espírito Santo habitará em você e tudo se tornará novo. Que Deus abençoe a sua vida.

Autor: Claudio H. C. Duarte
Mensagem nº 36
Março de 2024


Leia na Bíblia >>

1 João 3:1-24


¹ Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.
² Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.
³ Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
⁴ Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
⁵ Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.v ⁶ Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.
⁷ Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.
⁸ Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.
⁹ Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
¹⁰ Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.
¹¹ Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
¹² Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.
¹³ Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia.
¹⁴ Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. ¹⁵ Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo.
¹⁶ Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.
¹⁷ Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
¹⁸ Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
¹⁹ Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele
²⁰ quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.
²¹ Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus
²² e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.
²³ E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.
²⁴ Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

21 João 3:1-24



Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.