Qual o tamanho do seu gigante?
“E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou." 1 Samuel 17:45"
Você já se deparou com um gigante? Eles aparecem na nossa vida quando menos esperamos. Eles parecem que vão acabar conosco. São enormes, ameaçadores e nos fazem pensar que será o nosso fim. Geralmente, eles têm a tendência de tirar o nosso foco e fazer com que a gente esqueça as promessas de Deus. Mas hoje vamos falar de um menino que venceu um gigante, porque decidiu confiar em um Deus maior do que qualquer inimigo.
As constantes ameaças
Israel, mais uma vez, está passando por um grave problema: os filisteus. Eles eram uma pedra no sapato de Israel, estavam sempre afrontando. Eles afrontaram na época de Sansão, de Eli e da Arca da Aliança, guerras contra Saul e conflitos nos dias de Davi. Ainda há outros confrontos e ameaças. Era um grande inimigo de Israel.
Agora, Israel está novamente diante de um problema, mas parece que é fora do comum: é um gigante. Esse gigante tinha aproximadamente dois metros e noventa de altura. Só as vestimentas pesavam aproximadamente uns sessenta quilos. A ponta da lança pesava uns sete quilos e duzentas gramas. Durante quarenta dias o gigante aproximava-se de Israel, de manhã e de tarde, e tomava posição. Ele dizia: "Escolha um homem para lutar comigo. Se ele puder me matar, nós seremos seus escravos" (1 Sm 17.5-10). Consegue imaginar uma afronta dessas? Imagine durante quarenta dias ser afrontado! O rei estava com medo, envergonhado, se sentindo impotente. Por mais que ele oferecesse riquezas e até a sua própria filha em casamento para o homem que tivesse coragem de matar o gigante (1 Sm 17.25), seria muito difícil conseguir alguém.
Davi, o menino caçula de sete irmãos, ouviu falar do gigante e da proposta que o rei estava oferecendo para quem pudesse vencê-lo. Mas quem era Davi para fazer isso? Um garoto pequeno, que não tinha habilidades para lutar em guerras. Me lembro de 1 Coríntios 1:27: "Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios; e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte."
Uma afronta inaceitável
Davi entendeu que o gigante não estava somente afrontando o exército de Israel, mas o próprio Deus vivo (1 Sm 17.26). A indignação de Davi estava nisso: ele não aceitava essa afronta contra o Deus de Israel. Então Davi se oferece para lutar contra o gigante. Mas quem era Davi para lutar contra o gigante? Veja o que ele disse: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele" (1 Sm 17.31).
De um lado, um rapaz inexperiente nas artes da guerra; do outro, um guerreiro desde a infância — e não somente um guerreiro, mas um gigante. Davi não tinha experiência com guerras, mas tinha com Deus. Ele defendia suas ovelhas, uma vez contra um leão, outra contra um urso, para defender seu rebanho. Comparou os seus confrontos e disse: “Esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.” (1 Sm 17.37). Davi sabia que, em seus confrontos, foi Deus quem o livrou. Davi não confiava em sua própria força, mas confiava em Deus. Foi Deus quem o livrou, e Ele, o mesmo Deus, o livraria do gigante. Para Davi, não existiam batalhas pequenas ou grandes. O que importava era o tamanho do seu Deus, que era maior que todas as batalhas ou inimigos. Ele não foi prepotente ou soberbo, ele confiava em Deus. Ele sabia a quem servia.
Então tentaram colocar uma armadura nele, mas a armadura não servia. Incomodado com aquilo, pegou suas próprias armas, escolheu cinco pedras lisas, colocou-as na sua bolsa, no alforje de pastor, e aproximou-se do gigante com uma funda (uma espécie de atiradeira). Imagina comigo o cenário — algo incrível. Na visão de todos, a derrota era certa. Ninguém poderia acreditar que Davi iria vencer: um menino com algumas armas de pastor, rudimentares, e um gigante todo equipado, forte, implacável. Mas Davi confiava em Deus. As armaduras não serviam para Davi. Ele não precisava daquilo. Ele tinha fé, e somente isso era o suficiente.
Diante do gigante, Davi foi afrontado: "Por acaso sou um cão, para que você venha contra mim com pedaços de pau?" Davi não deu ouvidos à voz do gigante. Ele disse: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou." Percebe uma coisa? Davi persiste em dizer: você não me desafiou, nem ao exército, mas ao próprio Deus vivo. Davi não aceitava aquela afronta. Como alguém poderia desafiar ao seu Deus? Um rapaz pequeno, mas ousado — sua ousadia vinha de Deus. Ele disse: "Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e Ele entregará todos vocês em nossas mãos." A batalha é do Senhor.
Davi pegou sua pedra, acertou o gigante, atingindo-o na testa. A pedra ficou encravada e o gigante caiu (1 Sm 17.49-51). Então ele cortou a cabeça do gigante e todo o povo filisteu recuou. Viram que o Deus de Israel era poderoso demais e não podiam vencê-lo.
Seria diferente em nossas vidas?
Quando encontramos um gigante, tudo fica muito difícil para nós. Ficamos com medo, envergonhados, e achamos que está próximo o nosso fim. Porém, esquecemos que o nosso Deus é maior que todos os gigantes. Sabe o que fazemos muitas vezes? Aumentamos ainda mais o tamanho do gigante, então ele se torna muito maior do que é, muito maior do que o nosso Deus. Quando, na verdade, precisamos diminuir o tamanho desse gigante. Em comparação com Deus, ele não é nada.
Não vamos vencer o gigante com as armas que o mundo oferece — elas não servem em nós. Vamos acabar com ele com as armas que Deus nos deu: a sua Palavra, a oração, a fé. É com essas armas que vamos vencer. Por isso, não aumente o tamanho do seu gigante. O seu Deus é muito maior do que ele. Quando o gigante te afronta, ele está afrontando ao seu Deus. Se Deus é o dono da tua vida, então sua vida precisa glorificar a Deus. Não leve em conta as palavras de terror que ele está te mandando, mas leve em conta a Palavra de Deus. Faça como Davi: “Eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos.” É verdade, somos pequenos, ninguém acredita que vamos vencer. Não somos capazes por nós mesmos, mas é Deus quem nos capacita, é Ele quem nos dá a vitória. Os gigantes são somente gigantes. Porém, Deus é maior que todas as coisas e quer glorificar o nome dEle em nossas vidas.
Claudio H. C. Duarte
Mensagem nº 40 - Junho/2025
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.
RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO
Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.