Sigaele Jesus

É necessário dar frutos

Você tem pensado em crescer na vida cristã? Refletindo sobre a passagem bíblica de João 15.1-17, pude observar alguns detalhes importantes para nosso crescimento e permanência na vida cristã. Jesus começa trazendo um exemplo muito conhecido da época: a agricultura. Ele sempre procurou trazer algo que fosse fácil para o entendimento das pessoas. Nessa ilustração, existem pelo menos três personagens importantes: a videira, o agricultor e os ramos. É muito claro o que representa cada personagem. A videira é Jesus Cristo, o agricultor é Deus, e os ramos somos nós.

Jesus começa dizendo para nós que os ramos precisam estar ligados à videira para que eles possam gerar frutos. Esses frutos precisam crescer saudáveis. É necessário que eles sejam podados. A poda tem o objetivo de eliminar ramos mortos, danificados, doentes ou praguejados. Ela é realizada para correção, manutenção, limpeza e tratamento de parasitas. Nessa videira, que é Cristo, só Deus pode realizar essa poda, pois só Ele sabe fazê-la. Certamente, a planta sente quando está sendo podada, porém, essa poda é para o crescimento saudável dela. Falando de nós, os ramos, é certo que existem muitas imperfeições e precisamos ser limpos delas. É um trabalho dolorido para nós, porém, só tem essa forma de permanecer na videira."

A PERMANÊNCIA NA VIDEIRA

No versículo quatro, Jesus fala da importância de permanecer na videira. Ele vai dizer que nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo; o ramo não tem raízes, não tem estrutura para produzir por si só. Eles não podem fazer nada sem estar ligados à videira. Jesus se coloca como a videira verdadeira, e se os ramos permanecerem nessa videira, darão não apenas frutos, mas muitos frutos. Parece que há um cuidado especial com esses ramos; Deus está de olho neles e preparado para fazer a limpeza à medida que for necessário. Não pode permanecer na videira ramos doentes que produzem frutos ruins, porque a videira é perfeita. Jesus disse em Mateus 12.33 que a árvore é conhecida pelo seu fruto, então, o fruto tem que ser bom. Por esse motivo, é necessário que o agricultor cuide bem desses ramos. Não podemos permanecer na videira dando apenas folhas. É lógico que para a videira as folhas têm sua utilidade, mas se gerar só folhas, não pode fornecer alimento para ninguém. Há crentes que só produzem folhas; eles pensam que pelo fato de estarem ativos nas igrejas estão produzindo frutos. Mas será que isso é produzir frutos? Não. Cantar, pregar, exercer uma função na igreja não é fruto; é um trabalho necessário e importante para o funcionamento da igreja.

Entretanto, precisamos produzir frutos. Mas que frutos são esses? Podemos pegar algumas passagens bíblicas para nos ajudar. Em Mateus 3.8, João fala de frutos que mostrem arrependimento. O arrependimento é uma manutenção diária que precisamos fazer; é necessário se arrepender de cada atitude errada. O problema é que às vezes nos acostumamos tanto com nossa vida comum que não nos arrependemos mais; esquecemos que pecamos a todo instante. Isso nos faz ficar doentes e distantes de Deus, mesmo pensando que estamos perto. Lucas, no capítulo 6, versículo 43, vai dizer: 'Nenhuma árvore boa dá fruto ruim; nenhuma árvore ruim dá fruto bom.' O fruto precisa ser bom, porque a videira é boa. Tiago, no capítulo 3, versículo 18, fala que o fruto da justiça semeia-se em paz. A paz é essencial para o convívio dos ramos; é necessário produzir paz, não somente tê-la, mas produzi-la. Infelizmente, há pessoas que produzem guerra e não paz. Outro fruto que está no próprio texto que estamos lendo é a obediência, que está no versículo 10. Poderíamos falar aqui de muitos frutos, além do fruto do Espírito, que é essencial para a vida cristã. O importante é saber que não dá para ficar somente com folhas; é necessário produzir."

VARAS QUE NÃO PRODUZEM

Jesus também fala sobre as varas que não produzem fruto. A mensagem é bem dura, mas é importante para um despertamento dos ramos que estão ficando doentes. É extremamente necessário cuidar enquanto há tempo, enquanto estão ligados à videira. Deus está limpando. É importante suplicar por essa limpeza de Deus. Jesus diz que o agricultor vai cortar todo ramo que não dá fruto. Paulo diz que se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. Olha como é sério isso, como o evangelho tem que ser puro. Precisamos dar frutos dignos do evangelho. Não dá para manter ramos doentes. É necessário amadurecimento e entendimento do que estamos fazendo no reino. Que tipo de fruto você tem produzido? Jesus diz que esses ramos serão cortados como um ramo que é jogado fora e logo seca. São apanhados e lançados no fogo. Precisamos ter muito cuidado com a nossa vida. Como você tem tratado o seu irmão? Jesus diz no versículo 12 o seguinte: 'O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.' Suas atitudes têm gerado frutos que vão alimentar e sustentar o teu irmão para que ele permaneça também ou será que tem gerado frutos podres que ninguém quer comer? Quando falamos dessas coisas, sempre pensamos no outro. Porém, a mensagem é para você. Não para outro. É momento de grande reflexão, de análise da qualidade do fruto. Será que você tem produzido frutos? Essa é uma reflexão que só cabe a você.

OS BENEFÍCIOS DA VIDEIRA

Um dos benefícios mais evidentes é dar muitos frutos. Essa poda produz muitos frutos, frutos saudáveis e nutritivos capazes de sustentar muitos e fazer prosperar o reino de Deus. Outro benefício está no versículo 7: 'pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.' É claro que esse pedido está alinhado com a vontade de Deus. Tiago, no capítulo 6, versículo 3, fala sobre isso: 'Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.' Nossos pedidos precisam estar de acordo com a vontade de Deus e o mais interessante, a vontade de Deus é que nos satisfaz, ela é perfeita. Outro benefício está no versículo 8: 'Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto e assim serão meus discípulos.' Deus é glorificado em nossas vidas, pois nossas atitudes são parecidas com as atitudes de Deus, e frutos bons são elogiados. Outra coisa é que Jesus nos chama de amigo e não mais de servo, porque o amigo sabe agradar outro amigo, o servo só faz o que o seu Senhor manda, nada mais. O amigo vai além, sabe o que fazer e como fazer. Amigo é muito mais que servo, é ter intimidade, conhecer bem e andar junto. Se você é amigo de Deus e conhece a palavra, sabe como agradá-lo. Só há uma maneira de saber como agradar a Deus, é lendo a palavra.

Toda essa mensagem é para que o reino de Deus funcione bem, eu sei, às vezes é difícil, um grande desafio, mas tem uma mensagem no versículo 11: 'Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.' A alegria completa é quando fazemos a vontade de Deus e Deus é glorificado em nós, somos reconhecidos como discípulos. Quando oramos e pedimos a Deus as coisas segundo a vontade dele, ele nos concede e nos guia por um caminho excelente. Tem maior benefício do que esse? Que você possa compreender essa mensagem e aplicar em sua vida. Deus te abençoe em nome de Jesus.

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 34

Se você gostou do conteúdo, compartilhe!


Leia na Bíblia >>

João 15:1-17


¹ "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
² Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
³ Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
⁴ Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
⁵ "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
⁶ Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
⁷ Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
⁸ Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
⁹ "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
¹⁰ Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
¹¹ Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.
¹² O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.
¹³ Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
¹⁴ Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.
¹⁵ Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.
¹⁶ Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.
¹⁷ Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros".

João 15:1-17



-->

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.