Sigaele Jesus

Deixa Deus te moldar

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” 2 Coríntios 4.7

Você já viu um oleiro fazendo um vaso de barro? Hoje em dia, essa profissão é muito rara, porém a arte de construir um vaso de barro é fascinante. Se você ainda não teve a oportunidade de ver, pode encontrar vários vídeos na internet mostrando o processo. Certamente, Deus irá falar ao seu coração através disso.

Uma das coisas mais interessantes que podemos aprender na Palavra de Deus é como Ele age em nossas vidas e o que Ele faz conosco. Muitas pessoas têm sofrido e não conseguem compreender o motivo do seu sofrimento. É muito comum ver jovens passando por várias aflições, quando deveriam estar vivendo a melhor fase de suas vidas. Deus tem algo a nos dizer sobre nossa vida e nossos desafios.

TESOUROS

O Apóstolo Paulo começa no versículo 1 falando sobre a glória de Deus, o evangelho de Cristo e a excelência do poder de Deus. Porém, quando chega no versículo 7, ele diz algo muito interessante: 'Temos este tesouro em vasos de barro'. É importante compreender que somos vasos, e um vaso de barro não é um objeto tão forte; somos fracos por natureza. Fomos criados do pó da terra, como descreve Gênesis 2.7, pó ou poeira fina, algo praticamente inútil e sem expressão, sem valor aparente.

Deus, no entanto, se utiliza deste material para criar o ser humano. É interessante pensar por que Deus faz isso. Ele quer expressar o seu poder através de nós. Somos pó e ao pó tornaremos. Assim como o Apóstolo Paulo fala que temos tesouro guardado em vasos de barro, esses vasos somos nós. Porém, em nós está o tesouro mais precioso de todos os tesouros: o evangelho de Cristo. Em nós habita o Espírito Santo de Deus. No entanto, nós continuamos sendo vasos frágeis.

Então, por que guardar tesouros tão preciosos em vasos de barro? Ele responde: 'Para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós'. Para demonstrar a excelência do poder de Deus, não é necessário que esse tesouro seja guardado em um cofre bem forte, pois do contrário não seria o poder de Deus que estaria em evidência, e sim do vaso.

Para que Deus se manifeste em nossas vidas, é necessário que Ele trabalhe em nós a cada dia. Só Deus é capaz de sustentar a nossa fraqueza e nos fazer fortes para resistir a tudo o que se levanta contra nós. Tendo esse tesouro bem guardado em nós, podemos expressar e experimentar a excelência do poder de Deus.

TRÊS ORDENS

“Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.” Jeremias 18.2

LEVANTAR: Deus convida Jeremias a se levantar, mas não é tão simples assim. Levantar-se, principalmente quando estamos enfrentando grandes dificuldades e aflições, é uma tarefa árdua. É a atitude daquele que está deitado, prostrado, sem coragem para tomar a iniciativa, talvez porque esteja cansado de não vencer, esgotado após enfrentar muitas batalhas e frustrações sem sucesso.

DESCER Descer também não é uma atitude fácil de ser tomada. Muitas pessoas estão afundadas na lama, vivendo de forma terrível. No entanto, quando alguém oferece ajuda, elas simplesmente dizem: 'Não preciso!'. Isso é orgulho. É necessário descer e quebrar o orgulho, abandonar a ideia de que somos os melhores, renunciar aos nossos próprios conceitos e olhar para o espelho para reconhecer as imperfeições que existem em nós.

Descer é uma atitude que parece humilhante, mas, na realidade, é nobre. Pois descer é reconhecer quem somos. É entender que somos como barro, vasos frágeis, mas nas mãos do Oleiro, que é Deus.

OUVIR: Ouvir hoje em dia tem sido uma grande dificuldade para muitos. Precisamos ouvir mais, aprender mais, ouvir mais a Palavra de Deus. Queremos falar o tempo todo, como se ouvir fosse para quem não sabe nada. Porém, digo a você que o dia em que você achar que sabe muito e não precisa mais ouvir, neste dia estará se condenando a não aprender mais nada. Você vai parar de crescer e vai viver trancado em seu próprio mundo.

Quando abrimos nossos ouvidos para ouvir aquilo que Deus tem para falar, estamos ampliando nosso conhecimento e podemos avançar muito mais em nossas vidas. Às vezes, ignoramos as experiências de pessoas que têm muito a nos ensinar. Quem não ouve, não aprende.

OBSERVANDO

“E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.” Jeremias 18.3

Jeremias decide descer e, ao fazê-lo, depara-se com um oleiro trabalhando. O oleiro moldava o vaso com todo o carinho e dedicação, quando, de repente, o vaso se quebrava. Mas ao quebrar, o oleiro o refazia conforme a sua vontade. Certamente, em nossas vidas, durante a construção do vaso, há momentos em que ele se quebra. No entanto, o oleiro, atencioso e bondoso, o molda novamente. O mais importante é entender que Deus está agindo conforme a Sua vontade, ou seja, da melhor forma possível. Quando Deus nos molda, Ele sempre o faz para o melhor. Seu objetivo é criar um vaso belo, por isso Ele trabalha em nós com tanto carinho e dedicação.

Para fazer um vaso, é necessário extrair o barro, que é retirado do chão. O que antes era insignificante, agora está nas mãos do oleiro e tem a esperança de se tornar um lindo vaso. O que era antes desprezado, pisado e considerado comum e natural, agora tem valor. Também é necessário ser limpo. Cristo nos limpa de todo o pecado; Ele deseja nos purificar, remover toda a impureza que nos torna miseráveis e sem esperança.

É necessário misturar o barro, agora limpo, com outros elementos que o tornarão um vaso forte. Cristo adiciona em nós a Sua Palavra. Ele transformará nossos pensamentos e ações.

É necessário preparar o barro para ser moldado. Nesse processo, ele é amassado e precisa ser trabalhado até que esteja pronto para ser moldado. Ele precisa estar no ponto onde o oleiro terá facilidade para trabalhar nele. Cristo permite provações e dificuldades para o nosso crescimento. Estamos sendo preparados; precisamos crescer, e muitas vezes, esse crescimento será doloroso.

Agora será moldado. O oleiro investirá tudo para que este vaso fique bonito no formato não escolhido pelo vaso, mas sim pelo oleiro. É Ele quem dá a forma, conforme lhe parece aos seus olhos. Então, o vaso seca e vai para o forno. Não é fácil passar pelo fogo, mas é lá que o vaso se tornará firme e forte, pronto para ser usado pelo oleiro. Será um vaso de grande utilidade, porém é importante entender que o vaso foi feito para servir.

Deus não precisa de pessoas perfeitas; Ele precisa de pessoas que estejam prontas para mudar. Deus realizará algo em nós, e para isso, precisamos ter consciência de que não será fácil. No entanto, a vitória é certa, pois o oleiro é Deus. Que você seja um vaso nas mãos do Senhor, que Ele complete a obra em sua vida, e que você se permita ser usado.

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 18

Leia na Bíblia ⇣

Jeremias 18:1-6


¹ Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor:
² "Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem".
³ Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda.
⁴ Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.
⁵ Então o Senhor dirigiu-me a palavra:
⁶ "Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro? ", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.
Jeremias 18:1-6



Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.