Sigaele Jesus

O curioso mais bem sucedido da história

Cada vez que leio a Bíblia, sou surpreendido por algo, mesmo nos textos que já li antes. Ao relê-los, recebo uma nova perspectiva da parte de Deus. Uma das histórias que mais me chama a atenção é a história de Zaqueu. O que acontece em sua vida é surpreendente, tanto do lado de Jesus quanto do lado de Zaqueu. É um encontro, um jantar que muda completamente a trajetória da vida de Zaqueu.

Zaqueu era rico e chefe dos publicanos. Os publicanos eram as pessoas mais impopulares de Israel, pois serviam ao Império Romano e cobravam impostos exorbitantes dos judeus, enriquecendo às custas disso. Por esse motivo, para os judeus, os publicanos eram considerados ladrões e traidores de Israel.

O texto menciona que Zaqueu queria ver Jesus, embora não saibamos exatamente por quê. Não é possível compreender completamente o que se passava em seu coração, mas algo o chamou a atenção. No entanto, ele enfrentava um problema: sua baixa estatura dificultava vê-lo. Percebemos que ele estava determinado a ver Jesus a qualquer custo, demonstrando uma forte determinação e perseverança. Por isso, resolveu tomar uma atitude e subiu em uma figueira-brava, uma árvore considerada desprezível, pois seus frutos não eram bons. Era uma árvore irregular, deformada e sem beleza. Zaqueu encontrava-se em uma situação desfavorável em um local pouco valorizado.

Não sei se você já se sentiu assim, às vezes nos deparamos com situações semelhantes. Creio que não era fácil para Zaqueu ser visto dessa forma pelo povo. Isso deveria incomodá-lo dia após dia, pois ninguém deseja ser rejeitado. Apesar de sua riqueza e de ter tudo o que desejava, algo o perturbava diariamente, pois seu próprio povo o desprezava. Certamente não era uma situação fácil para ele.

Para alcançar seu objetivo de ver Jesus, Zaqueu precisa superar alguns obstáculos. Vejamos quais são eles: sua estatura pequena o impedia de ver Jesus, pois a multidão o atrapalhava. No entanto, ele estava determinado a ver Jesus e nada poderia impedi-lo. Então, ele decide subir em uma figueira-brava. Às vezes, não estamos dispostos a enfrentar desafios. Para alcançar nossos objetivos, muitas vezes, precisamos superar nossas próprias limitações.

A MULTIDÃO

A grande multidão o impedia de ver Jesus, e ela poderia facilmente ser um obstáculo para que Zaqueu desistisse de seu propósito. No entanto, isso não foi um problema para ele. Quantas vezes a multidão nos impede de avançar? Ela nos diz que não conseguiremos, que somos pequenos demais, que não temos condições de alcançar nossos objetivos, que somos limitados. No entanto, não podemos permitir que a multidão nos influencie dessa maneira, pois ela não conhece nosso coração nem sabe o que se passa dentro de nós. A multidão julga pela aparência, mas nós precisamos olhar para Jesus, que é nosso principal objetivo. Não podemos deixar que a multidão nos impeça de prosseguir em nossa jornada.

A HUMILHAÇÃO

A própria reputação de Zaqueu estava em jogo; ele enfrentava a humilhação, pois um homem como ele seria desprezado diante de todos. Ninguém queria Zaqueu por perto; todos desejavam que ele se afastasse. Além disso, para os judeus, Zaqueu era considerado um homem sem Deus; aos olhos deles, ele jamais poderia alcançar a graça divina. Ser humilhado não é fácil; é preciso ter muita coragem para enfrentar a exposição à humilhação.

JESUS VIU ZAQUEU

Jesus viu Zaqueu. O que fez Jesus olhar para cima? Fico pensando por que ele olharia para alguém que está em uma árvore. Vamos considerar o cenário: havia uma multidão ao redor de Jesus, seus discípulos, pessoas buscando cura. No entanto, Jesus fixa seu olhar em uma pessoa específica. Ele vê em Zaqueu alguém que precisa de salvação, reconhecendo o sacrifício que Zaqueu fez ao subir na árvore. Também podemos dizer que Jesus percebeu o desespero de Zaqueu. O que Zaqueu estava sentindo era conhecido apenas por ele, mas Jesus o viu de uma maneira única, enxergando além do que qualquer ser humano poderia ver. Jesus viu que, por trás da fachada de homem rico, publicano e distante de Deus aos olhos do povo, havia alguém que ansiava por uma mudança de vida.

O que Jesus está vendo em nós? Estamos dispostos a enfrentar nossas dificuldades e nos colocarmos diante de Jesus? Estamos disponíveis para uma transformação em nossas vidas?

Jesus enxerga em Zaqueu o fracasso que ninguém mais conseguia perceber. A vida desse homem era um verdadeiro fracasso, mesmo com sua situação financeira próspera e sua posição social diante de todos. Ele não conseguia agradar a Deus nem se identificar com seu próprio povo. Zaqueu não encontrava felicidade em sua situação.

UM CONVITE

Jesus também vê em Zaqueu uma esperança; sua curiosidade clamava por ajuda. Por isso, Jesus faz um convite que mudaria completamente sua vida. Ele ordena: 'Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje.' Jesus se oferece para ir à casa de Zaqueu, e a Bíblia diz que ele desceu com muita alegria. Era o momento mais importante de sua vida: receber Jesus em sua casa. Creio que naquele dia Zaqueu preparou o melhor jantar de sua vida. Ele deve ter feito tudo para agradar a Jesus e seus discípulos. Naquele instante, Zaqueu pôde contemplar pela primeira vez a verdadeira felicidade em sua vida. Era uma luz no fim do túnel, a solução para seus problemas. Embora a multidão o desprezasse e falasse mal dele e de Jesus, Jesus não se importou com a opinião da multidão. Seu foco naquele momento era Zaqueu. Jesus olha para cada um de nós individualmente; ele não se importa com o que dizem a nosso respeito, nem com a opinião da multidão. Ele deseja nos salvar e nos ama. Jesus também passou por humilhação por nós.

A DECISÃO

Zaqueu toma uma decisão incrível, inexplicável aos olhos humanos, impensável para nós. Veja o que ele diz: 'Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: 'Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.' Quando Jesus olha para nós, tudo muda; nada mais pode permanecer como era. O encontro com Jesus provoca transformação e mudança de vida. Naquele instante, Zaqueu fez o máximo que podia para retribuir a presença de Jesus; ele declarou que faria tudo o que estava ao seu alcance em termos de justiça. Jesus logo compreendeu e abençoou Zaqueu, dizendo: 'Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.' Jesus não apenas lhe proporcionou a alegria da salvação, mas também afirmou para todos ali presentes que Zaqueu também era filho de Abraão, ou seja, também era um israelita. Jesus restaurou Zaqueu por completo. Imagine agora a alegria que Zaqueu sentiu; certamente ele experimentou a satisfação de ter alcançado o máximo em sua vida.

O que é mais importante em sua vida hoje? Quais são as dores que você tem carregado? Entregue tudo para Jesus; olhe para Ele e deixe a multidão de lado. Não se importe com a humilhação. Tudo que você precisa fazer é abandonar o pecado e olhar para frente, pois Ele pode transformar completamente sua vida. Basta você querer; a salvação pode chegar à sua casa hoje.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

Claudio H. C. Duarte

Mensagem nº 27

Leia na Bíblia ⇣

Lucas 19:1-9


¹ Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade.
² Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.
³ Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.
⁴ Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.
⁵ Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje".
⁶ Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.
⁷ Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ".
⁸ Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais".
⁹ Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.
Lucas 19:1-9



Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.