Mensagem temática
No capítulo anterior, apresentamos uma mensagem expositiva baseada no texto bíblico. Uma mensagem expositiva é um tipo de discurso que tem como objetivo explicar um assunto ou transmitir informações sobre um tema de forma clara e precisa.
Agora, vamos dar um exemplo de uma mensagem temática. Para isso, utilizaremos o texto de Salmo 92:12-13, que fala sobre o cedro e a palmeira
Título: O cedro e a palmeira
Texto Base: Salmo 92:12,13
Introdução: Deus, muitas vezes, usa a natureza para exemplificar como deve ser a vida daqueles que o amam. A natureza expressa a criação de Deus; tudo o que Ele criou tem o seu propósito. Vamos falar sobre o cedro e a palmeira, e a comparação dessas duas plantas em relação à vida dos justos, buscando extrair lições para nossa vida.
1. Os justos florescerão como a palmeira
O que fez o salmista comparar os justos com a palmeira?
Frutos da palmeira: (cocos, tâmaras), palmito, açúcar, sagu, óleo, cera, fibras, material para construções rústicas, entre outros.
É necessário gerar frutos; nossas atitudes são os frutos de alguém que vive para o Senhor. Se somos de Deus, precisamos refletir o caráter d’Ele. Observando a palmeira, podemos notar que toda ela é aproveitada; é uma árvore muito útil para várias coisas. Todo cristão também precisa ser útil na vida dos outros. Assim como a palmeira serve ao homem, nós também devemos servir aos outros. O justo florescerá como a palmeira.
Servir para Glória de Deus: Precisamos servir de acordo com os princípios de Deus, fazendo o que é correto.
"Cheios dos frutos de justiça, que vêm por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus." Filipenses 1:11
Precisamos promover a paz: A justiça não se promove na guerra; para promovê-la, é necessário ter paz. Nós somos os pacificadores, os primeiros a anunciar a paz. Quando isso acontece, prosperamos na justiça.
"Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz." Tiago 3:18
Precisamos promover a salvação: A árvore da vida simboliza vida, sustento e crescimento saudável. Há uma menção em Apocalipse que fala sobre seus frutos, que servem como alimento, e suas folhas, que são para cura, ou seja, remédio. Precisamos produzir vida, pois uma vez que recebemos vida em Cristo e estamos salvos, temos o dever de promover a salvação.
"O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio." Provérbios 11:30
Precisamos produzir bons frutos: Se estamos em Cristo, nossos frutos devem ser bons. Não há como uma árvore ruim produzir bons frutos. Se estamos ligados a Cristo, nossos frutos serão bons. É necessário refletir sobre tudo o que fazemos e falamos. Será que, de fato, estamos produzindo bons frutos?
"Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode dar frutos bons." Mateus 7:17-18
Em várias culturas antigas, as palmeiras eram associadas à vitória e ao sucesso. Por exemplo, na Roma antiga, ramos de palmeira eram dados a vencedores de batalhas e competições.
Na Bíblia, ramos de palmeira simbolizam vitória, como quando Jesus entrou triunfante em Jerusalém, e as multidões agitavam ramos de palmeiras (João 12:13).
As palmeiras aparecem na Bíblia como símbolos de vitória, justiça, resiliência, prosperidade e bênção. Elas são frequentemente usadas em momentos de adoração e celebração, além de representar os justos que permanecem firmes e florescem na presença de Deus.
"Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos." Apocalipse 7:9
2 . Crescerão como cedro
Altura e Imponência: O cedro do Líbano pode alcançar até 40 metros de altura. Suas imensas dimensões fazem com que ele seja considerado uma árvore majestosa. Tem crescimento lento, porém, constante.
Quem está firmado em Deus cresce para a glória d'Ele. Esse crescimento não é para aparecer, mas sim para dar suporte aos outros, oferecendo sombra e trazendo bem-estar.
Raízes Profundas: O cedro tem raízes profundas que o tornam altamente resistente a tempestades e condições adversas. Ele é capaz de crescer em solo rochoso e sobreviver por muitos anos.
"Ele é como árvore plantada junto a correntes de águas, que dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não murcham; e tudo quanto ele faz prosperará." Salmo 1:3
Não podemos crescer apenas para o alto; precisamos criar raízes profundas. Nossa base é Cristo. Quanto mais nos aprofundamos n'Ele, mais segurança temos, não cairemos e conseguiremos resistir a toda e qualquer adversidade da vida. Seremos resistentes aos vendavais.
"...para que Cristo habite pela fé nos vossos corações, estando vós enraizados e alicerçados em amor." Efésios 3:17
"Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé como foram ensinados, transbordando de gratidão." Colossenses 2:6-7
Durabilidade e Longevidade: Estes cedros podem viver por centenas de anos, e sua madeira é muito durável, resistente a pragas e condições climáticas. Além disso, o crescimento do cedro é lento, mas estável, tornando-o ainda mais valioso.
Quando falamos de durabilidade, lembramos da vida eterna, mas não somente isso. Nossa vida aqui deve deixar um legado para as próximas gerações. Devemos fazer discípulos, e assim, aquilo que somos em Cristo durará por muitos anos. Precisamos resistir a todo ataque do inimigo e avançar sem retroceder.
"Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13
"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam." Isaías 40:31
Aroma Agradável: A madeira do cedro do Líbano tem um perfume agradável e é resistente ao apodrecimento, o que a torna altamente desejável para construção e fabricação de móveis.
"Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem." 2 Coríntios 2:14-15
Precisamos exalar o bom perfume de Cristo, o aroma do Seu evangelho. Isso significa que devemos ser pessoas agradáveis.
"Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus." Efésios 5:1-2
3. Estarão na presença de Deus
Os átrios eram o pátio exterior do templo onde o povo de Israel se reunia para adorar e buscar a Deus. Estar nos átrios do Senhor, para os israelitas, representava estar em um lugar de proximidade com a presença de Deus. O templo era considerado a casa de Deus na Terra, e estar nos átrios era uma forma de estar "perto" de Deus.
"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil em outro lugar." Salmo 84:10
Conclusão
Precisamos ter uma vida frutífera na presença do Senhor. Devemos estar plantados e florescendo. Os justos têm raízes profundas em Cristo e crescem continuamente para a glória de Deus. Por terem raízes tão profundas, conseguem enfrentar todo tipo de tempestade sem cair. Os justos também dão frutos para a glória de Deus; suas vidas exalam o bom perfume de Cristo, e suas atitudes são sempre voltadas para o próximo. Suas obras são boas e duradouras, e seu legado é o discipulado, deixando marcas positivas na vida das pessoas. Que possamos ser justos, crescendo e florescendo no Reino de Deus.
Até o próximo capítulo.
Claudio Henrique Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.
RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO
Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.