Livros

Pregação sem bíblia

Há pregadores que falam muito de si mesmo, o tempo todo dá os seus próprios testemunhos e cita a sua própria vida como exemplo. Isso não é bom. A pregação é sobre a Palavra e não sobre nós. Quando um pregador fala excessivamente sobre si mesmo, a mensagem pode desviar do evangelho e focar na pessoa do pregador. O objetivo é exaltar a Deus, edificar a congregação e trazer a mensagem da Bíblia. Histórias pessoais podem ser úteis, mas só se servirem para ilustrar a verdade bíblica.

Uma pregação eficaz mantém Cristo no centro e a Bíblia como a autoridade final. Histórias pessoais podem enriquecer a mensagem se usadas com discernimento e moderação, mas a pregação deve sempre apontar para Deus e não para o pregador. O foco deve ser em edificar a igreja, glorificar a Deus e aplicar a Palavra de maneira que transforme vidas.

Outros pregadores, contam muitas histórias e dão muitos conselhos, mas não pregam o texto bíblico. Ouvi uma vez um pregador que leu um texto bíblico no início da pregação e não falou mais de texto nenhum. Falou muitas coisas, mas sem citar a Bíblia. Isso não é pregação. Pregar sem Bíblia não dá. Sem a fundamentação nas Escrituras, a mensagem do pregador perde credibilidade, pois se baseia apenas na opinião pessoal ou em filosofias humanas. A pregação bíblica garante que a verdade de Deus seja ensinada e preservada. Sem a Bíblia, há um alto risco de desvio doutrinário e de ensino de falsidades. A Bíblia revela o pecado e a necessidade de arrependimento. Sem ela, a mensagem pode se tornar superficial e sem impacto espiritual real. A pregação não pode ser um show de autoajuda que promove um discurso motivacional centrado no pregado ao invés de glorificar a Deus. Não são as palavras do pregador que vão convencer a congregação e sim a Palavra de Deus.

Pregações sem base bíblica são problemáticas porque carecem da autoridade, verdade e poder transformador das Escrituras. A pregação deve ser enraizada na Palavra de Deus para edificar a igreja, glorificar a Deus e transformar vidas. Os pregadores têm a responsabilidade de proclamar fielmente a mensagem bíblica, garantindo que a congregação seja nutrida e equipada para viver a fé cristã de maneira autêntica e eficaz.

Por isso muito cuidado! Pregue somente a Palavra de Deus, não precisamos de recursos adicionais, eles até ajudam, porém, não podem ser o centro. Estude e se aprofunde na Palavra.

Até o próximo capítulo.

Claudio H. C. Duarte.


Demonstre sua reação!

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.