Medo de falar em público
É possível vencer esse medo através da prática; existem técnicas que podem ajudar bastante. Você precisa conhecer bem o conteúdo que vai abordar; quanto mais você conhece, mais confiante se sentirá. Não é necessário ser um teólogo para pregar, porém, é extremamente importante conhecer bem o assunto. Busque conhecimento, faça pesquisas e pergunte para alguém que já tem muita experiência; aprofunde-se verdadeiramente.
Se estiver muito nervoso, você pode começar a pregação dizendo que está nervoso. Isso pode até parecer fraqueza, mas na verdade pode ser uma estratégia interessante. Quando assumimos nossas dificuldades, estabelecemos uma conexão mais genuína com o público e diminuímos a pressão sobre nós mesmos, o que nos faz sentir mais à vontade.
Você também pode treinar em casa, em frente a um espelho, com alguém ou até mesmo gravar a si mesmo para avaliar sua performance. Pode gravar apenas sua voz ou até um vídeo, mas não se preocupe em ficar perfeito; ninguém espera que você seja perfeito.
Na hora em que for falar, respire bem fundo; a respiração nos ajuda a acalmar e reduzir a ansiedade. Dê uma olhada em todo o seu público, olhe para todos. Depois que você olhar, terá mais confiança. Parece difícil, mas tenha certeza, vai te ajudar muito.
Não se preocupe em errar. Às vezes, erramos mesmo, e dependendo do erro, nem se percebe. Se errar, brinque com o seu erro. Por exemplo: “Opa, acho que minha língua enrolou aqui. Vou tentar falar novamente.”
Não se envergonhe e não precisa se desculpar excessivamente. Brincar com o erro de forma respeitosa e com bom humor não fará mal e pode manter o público engajado. Seja quem você é; não adianta inventar outra versão de você. Fale com naturalidade e aos poucos você vai perceber que está melhorando.
Nunca vou me esquecer do que aconteceu comigo. Estava palestrando para jovens, falando sobre Sansão, e repeti várias vezes que ele era 'Narizeu'. Chegou um momento da palestra em que me dei conta de que estava falando errado; Sansão era, na verdade, 'Nazireu' e não 'Narizeu'. Acho que eles não perceberam, ou se perceberam, não falaram nada, pois não houve nenhuma reação diferente. Então, disse: 'Gente, Sansão era Narizeu ou Nazireu? Por acaso Sansão tinha um nariz grande?' Todos começaram a rir, e brinquei com aquela situação, admitindo que tinha falado errado durante toda a palestra e ninguém havia mencionado. Pode acontecer essas coisas, mas não é motivo para se preocupar. Devemos corrigir o erro e seguir em frente.
O mais importante de tudo é ter a certeza de que Deus vai te usar; você precisa confiar nisso. Se você estudou bem o conteúdo e se preparou espiritualmente, então não há motivos para se preocupar.
Comece com uma oração e até peça para alguém orar por você antes da mensagem. Isso faz muito bem.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.
RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO
Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.